Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48199

Compartilhe esta página

Título: Pré-diagnóstico da eficiência hidráulica-energética de sistemas elevatórios de água bruta na região metropolitana do Recife
Autor(es): BRIANO, Antonio José Moura
Palavras-chave: Engenharia civil; Saneamento ambiental; Consumo energético normalizado; Potencial de economia
Data do documento: 8-Abr-2020
Citação: BRIANO, Antonio José Moura. Pré-diagnóstico da eficiência hidráulica-energética de sistemas elevatórios de água bruta na região metropolitana do Recife. 2020. 75 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: As despesas com energia elétrica no serviço de saneamento básico tendem a aumentar ano após ano. Em 2017 foram consumidos no Brasil, somente com saneamento ambiental, 12,6 TWh de energia, sendo 11,3 TWh com abastecimento de água e 1,3 TWh com esgotamento sanitário. Tendo em vista as perdas que o sistema de saneamento ambiental sofre e a escassez dos recursos financeiros, propôs-se a elaboração do “Pré-diagnóstico das eficiências eletromecânicas e hidroenergéticas de sistemas elevatórios de água” para o monitoramento de sistemas elevatórios. A metodologia, baseada no cálculo do Consumo Energético Normalizado – CEN e estimativa do payback, visa economizar recursos à medida que direciona esforços para os sistemas mais críticos. O trabalho foi desenvolvido em planilha de cálculo e o estudo de caso abrange as elevatórias de Duas Unas, Vertentes Doce e mais cinco estações do sistema de elevação da Barragem de Botafogo, totalizando oito elevatórias de água bruta da Companhia Pernambucana de Saneamento – COMPESA. Foi estimado o potencial de economia mensal total para as oito elevatórias no valor de 259 mil reais. Significa dizer que, caso as intervenções sugeridas sejam bem sucedidas, poder-se-ia economizar cerca de 3 milhões e cem mil reais por ano. Entretanto, deve-se destacar que a metodologia apenas leva em consideração fatores hidromecânicos, não avaliando méritos operacionais que também influenciam na eficiência energética dos equipamentos, como por exemplo, o transiente hidráulico e a disponibilidade hídrica da região.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48199
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ANTONIO_BRIANO.pdf2.22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons