Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48182

Compartilhe esta página

Título: Projeto de apoio ao conhecimento-PAC: relato de experiência multidisciplinar de estudantes universitários nas escolas do município de Moreno-PE
Autor(es): NASCIMENTO, Maiki José Gomes
Palavras-chave: Multidisciplinar; integralidade; educação permanente
Data do documento: 7-Nov-2022
Citação: NASCIMENTO, Maiki José Gomes. Projeto de Apoio ao conhecimento-PAC: relato de experiência de estudantes universitários nas escola do município de Moreno-PE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Introdução: A Constituição Federal Brasileira (1988), no art. 205 assegura que “A educação é direito de todos [...]”, porém, há obstáculos multifatoriais que culminam em desmotivação, evasão escolar e diminuição no acesso ao ensino superior. Por outro lado, a comunidade pode participar da resolução desses problemas, especialmente quando baseada nos saberes universitários. Objetivo: Proporcionar aos estudantes do ensino médio do Município de Moreno-PE o conhecimento sobre diversos cursos de ensino superior, com o propósito de contribuir para o acesso ao saber de todos os cidadãos, promovendo troca de experiências, fortalecendo os laços dos universitários com a sociedade e a colaboração social na formação superior. Metodologia: O presente relato trata da experiência multidisciplinar de estudantes universitários de instituições públicas e privadas como extensionistas do PAC-Projeto de Apoio ao Conhecimento, no período de Junho de 2021 a Junho de 2022. As discussões entre estudantes universitários e do ensino médio sobre temas como escolha da carreira, formas de ingresso no ensino superior, auxílios universitários e política de cotas foram realizadas em eventos nas escolas parceiras e virtualmente através das redes sociais. Resultados: O PAC despertou um sentimento de identificação entre os estudantes do ensino médio que se viam representados pelos universitários, pois as palestras eram realizadas por jovens da mesma comunidade. Já para os extensionistas, foi possível desenvolver o uso da dialética e da retórica, capacidade analítica, empatia, motivação e equilíbrio emocional, dentre outras competências. Conclusões: Após participarem das ações desenvolvidas pelo PAC, os estudantes do ensino médio do Município de Moreno conseguiram vislumbrar novas perspectivas de futuro. Quanto aos extensionistas, foi possível verificar a contribuição humanística social em sua formação, além de vivenciar a integralidade da equipe, num ambiente fora dos muros escolares, motivando todas as partes envolvidas neste projeto.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48182
Aparece nas coleções:(TCC) - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maiki José Gomes Nascimento.pdf245,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons