Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48182

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPEDROSA, Márcia Alessandra Carneiro-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Maiki José Gomes-
dc.date.accessioned2022-12-14T12:34:00Z-
dc.date.available2022-12-14T12:34:00Z-
dc.date.issued2022-11-07-
dc.date.submitted2022-12-06-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Maiki José Gomes. Projeto de Apoio ao conhecimento-PAC: relato de experiência de estudantes universitários nas escola do município de Moreno-PE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48182-
dc.description.abstractIntrodução: A Constituição Federal Brasileira (1988), no art. 205 assegura que “A educação é direito de todos [...]”, porém, há obstáculos multifatoriais que culminam em desmotivação, evasão escolar e diminuição no acesso ao ensino superior. Por outro lado, a comunidade pode participar da resolução desses problemas, especialmente quando baseada nos saberes universitários. Objetivo: Proporcionar aos estudantes do ensino médio do Município de Moreno-PE o conhecimento sobre diversos cursos de ensino superior, com o propósito de contribuir para o acesso ao saber de todos os cidadãos, promovendo troca de experiências, fortalecendo os laços dos universitários com a sociedade e a colaboração social na formação superior. Metodologia: O presente relato trata da experiência multidisciplinar de estudantes universitários de instituições públicas e privadas como extensionistas do PAC-Projeto de Apoio ao Conhecimento, no período de Junho de 2021 a Junho de 2022. As discussões entre estudantes universitários e do ensino médio sobre temas como escolha da carreira, formas de ingresso no ensino superior, auxílios universitários e política de cotas foram realizadas em eventos nas escolas parceiras e virtualmente através das redes sociais. Resultados: O PAC despertou um sentimento de identificação entre os estudantes do ensino médio que se viam representados pelos universitários, pois as palestras eram realizadas por jovens da mesma comunidade. Já para os extensionistas, foi possível desenvolver o uso da dialética e da retórica, capacidade analítica, empatia, motivação e equilíbrio emocional, dentre outras competências. Conclusões: Após participarem das ações desenvolvidas pelo PAC, os estudantes do ensino médio do Município de Moreno conseguiram vislumbrar novas perspectivas de futuro. Quanto aos extensionistas, foi possível verificar a contribuição humanística social em sua formação, além de vivenciar a integralidade da equipe, num ambiente fora dos muros escolares, motivando todas as partes envolvidas neste projeto.pt_BR
dc.format.extent21p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMultidisciplinarpt_BR
dc.subjectintegralidadept_BR
dc.subjecteducação permanentept_BR
dc.titleProjeto de apoio ao conhecimento-PAC: relato de experiência multidisciplinar de estudantes universitários nas escolas do município de Moreno-PEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coVASCONCELOS, Cinthia Rodrigues de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6190004436999642pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0669933670925441pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: The Brazilian Federal Constitution (1988), in art. 205 ensures that "Education is everyone's right [...]", however, there are multifactorial obstacles that culminate in demotivation, school dropout and reduced access to higher education. On the other hand, the community can participate in solving these problems, especially when based on university knowledge. Objective: To provide high school students in the Municipality of Moreno-PE with knowledge about various higher education courses, with the purpose of contributing to the access to knowledge of all citizens, promoting the exchange of experiences, strengthening the ties of university students with the society and social collaboration in higher education. Methodology: This report deals with the multidisciplinary experience of university students from public and private institutions as extensionists of the PAC-Project for Support to Knowledge, from June 2021 to June 2022. Discussions between university and high school students on topics such as career choice, ways to enter higher education, university grants and quota policy were held at events at partner schools and virtually through social networks. Results: The PAC aroused a feeling of identification among high school students who saw themselves represented by university students, as the lectures were given by young people from the same community. As for the extension workers, it was possible to develop the use of dialectics and rhetoric, analytical capacity, empathy, motivation and emotional balance, among other skills. Conclusions: After participating in the actions developed by the PAC, high school students in the Municipality of Moreno were able to see new perspectives for the future. As for the extension workers, it was possible to verify the social humanistic contribution in their training, in addition to experiencing the integrality of the team, in an environment outside the school walls, motivating all parties involved in this project.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CCS-DFS) - Departamento de Fisioterapia pt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Fisioterapiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9932187655941209pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maiki José Gomes Nascimento.pdf245,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons