Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48177

Compartilhe esta página

Título: Do horror ao sertão: práticas de letramento literário através do ensino de contos
Autor(es): XAVIER, Gulliter Henrique
Palavras-chave: Literatura; Letramento literário; Contos de terror; Ensino
Data do documento: 13-Out-2022
Abstract: Esta pesquisa busca trazer discussões acerca do espaço reservado ao ensino de literatura em aulas do Ensino Médio. Visando dialogar com os documentos que norteiam a educação básica, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (OCNEM), estabelece-se aqui a importância de favorecer o contato do alunado com o texto literário nas aulas de Português. Ante certa inadequação existente na escolarização, que perpassa diversas salas de aula do país, esta monografia tem como objetivo principal sugerir uma metodologia de ensino de letramento literário que sirva como uma ligação entre os alunos e o texto. Além disso, serão estudadas possibilidades de didatização do gênero conto de terror, investigando-o como unidade/objeto pedagógico pelo letramento literário. Em consonância, será verificado o uso dos textos afins como motivadores à leitura na formação de alunos. Para isso, contos de terror clássicos e hodiernos que se passam no cenário sertanejo serão analisados sob a ótica dos estudos dos autores H. P. Lovecraft (1987) e Nöel Carroll (1999), para verificar a possibilidade de fomentar o desejo pela busca de textos literários e, assim, promover o desenvolvimento de alunos leitores. Esta monografia trará uma sequência didática, que teve como base a sequência expandida recomendada por Rildo Cosson (2006), com a finalidade de realizar a atribuição de roteiro teórico-metodológico cujo propósito é trazer contribuição para que o professor de língua portuguesa possa promover e mediar a ligação dos alunos com o texto literário, tensionando a reflexão crítica sobre a literatura e as suas obras e provocando elucubrações sobre tais prismas na vida social e individual de cada aluno.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48177
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Gulliter Henrique Xavier.pdf606,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons