Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48177

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorWANDERLEY, André de Sena-
dc.contributor.authorXAVIER, Gulliter Henrique-
dc.date.accessioned2022-12-13T18:31:42Z-
dc.date.available2022-12-13T18:31:42Z-
dc.date.issued2022-10-13-
dc.date.submitted2022-11-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48177-
dc.description.abstractEsta pesquisa busca trazer discussões acerca do espaço reservado ao ensino de literatura em aulas do Ensino Médio. Visando dialogar com os documentos que norteiam a educação básica, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (OCNEM), estabelece-se aqui a importância de favorecer o contato do alunado com o texto literário nas aulas de Português. Ante certa inadequação existente na escolarização, que perpassa diversas salas de aula do país, esta monografia tem como objetivo principal sugerir uma metodologia de ensino de letramento literário que sirva como uma ligação entre os alunos e o texto. Além disso, serão estudadas possibilidades de didatização do gênero conto de terror, investigando-o como unidade/objeto pedagógico pelo letramento literário. Em consonância, será verificado o uso dos textos afins como motivadores à leitura na formação de alunos. Para isso, contos de terror clássicos e hodiernos que se passam no cenário sertanejo serão analisados sob a ótica dos estudos dos autores H. P. Lovecraft (1987) e Nöel Carroll (1999), para verificar a possibilidade de fomentar o desejo pela busca de textos literários e, assim, promover o desenvolvimento de alunos leitores. Esta monografia trará uma sequência didática, que teve como base a sequência expandida recomendada por Rildo Cosson (2006), com a finalidade de realizar a atribuição de roteiro teórico-metodológico cujo propósito é trazer contribuição para que o professor de língua portuguesa possa promover e mediar a ligação dos alunos com o texto literário, tensionando a reflexão crítica sobre a literatura e as suas obras e provocando elucubrações sobre tais prismas na vida social e individual de cada aluno.pt_BR
dc.format.extent93p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectContos de terrorpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleDo horror ao sertão: práticas de letramento literário através do ensino de contospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9977565773182194pt_BR
dc.description.abstractxThis research seeks to bring discussions about the space reserved for teaching literature in high school classes. In order to dialogue with the documents that guide basic education, such as the National Common Curriculum Base (BNCC) and the National Curriculum Guidelines for High School (OCNEM), the importance of favoring the student's contact with the literary text in the Portuguese is established. In view of a certain inadequacy in schooling, which permeates several classrooms in the country, this monograph has as main objective to suggest a methodology of teaching literary literacy that serves as a link between students and the text. In addition, possibilities of didatization of the genre of horror tale will be studied, investigating it as a pedagogical unit/object by literary literacy. In line, the use of related texts as motivators for reading in the training of students will be verified. For this, classic and today's horror tales that take place in the country scene will be analyzed from the perspective of the studies of the authors H. P. Lovecraft (1987) and Nöel Carroll (1999), to verify the possibility of fostering the desire for the search for literary texts and, thus, promoting the development of student readers. This monograph will bring a didactic sequence, which was based on the expanded sequence recommended by Rildo Cosson (2006), with the purpose of performing the attribution of a theoretical-methodological script whose purpose is to contribute so that the Portuguese-speaking teacher can promote and mediate the connection of students with the literary text, tensioning critical reflection on literature and its works and causing elucubrations about such prisms in the social and individual life of each student.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Gulliter Henrique Xavier.pdf606,77 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons