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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48164

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Title: Protótipo do aplicativo Efungi: um recurso digital para o ensino de fungos
Authors: PIMENTEL, Mônica Oliveira
Keywords: Micologia; Tecnologia; Aprendizagem; Recurso
Issue Date: 4-Nov-2022
Citation: PIMENTEL, Mônica Oliveira. Protótipo do aplicativo Efungi: um recurso digital para o ensino de fungos. 2022. 75 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.
Abstract: A disciplina de Biologia e, em específico, o conteúdo sobre fungos, possui relevância devido a aplicabilidade na sociedade. No entanto, verificam-se dificuldades e deficiências que envolvem a metodologia utilizada no ensino sobre os fungos. Assim, este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um protótipo de aplicativo com finalidade de apoio didático no ensino e aprendizagem do conteúdo sobre fungos, para o Ensino Médio, favorecendo professores, alunos e estudantes desvinculados dos ambiente escolar. Para isto, a metodologia utilizada foi constituída por duas etapas: Organização do conteúdo e ilustração, Prototipação do aplicativo. Quanto à primeira, foi realizado o embasamento em livros e trabalhos acadêmicos para construção da parte teórica do App, possuindo por base o conteúdo disponibilizado nos capítulos sobre fungos em sete livros didáticos do segundo ano do Ensino Médio (2016 e 2020). Enquanto que para a prototipação (projeto visual do aplicativo) foram utilizados dois recursos, o software do Canva para desenvolvimento do protótipo de média fidelidade e uso da plataforma de desenvolvimento de aplicativo do Bubble, para estruturação da parte teórica no protótipo funcional. Foi desenvolvido então o Efungi, marcado pelas características de versatilidade e personalização do seu uso. O conteúdo sobre fungos foi disponibilizado e atualizado, com aprofundamento e unindo a teoria à prática, por meio de ajustes do vocabulário, contextualização com o cotidiano (importância e aplicações), curiosidades e do apoio de recursos, a saber: glossário, imagens, ilustrações e de mural interativo, sendo o Basidiomar o fungo representante do trabalho. Desta forma, a partir da continuidade no desenvolvimento do App, espera-se que sua inserção no ambiente escolar promova, a princípio, a superação dos problemas enraizados no ensino e que potencialize o processo de ensino-aprendizagem por meio da aprendizagem móvel (mobile learning), tão utilizada por todos adultos e ainda um desafio para o aprender dos jovens.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48164
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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