Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48164

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Idjane Santana de-
dc.contributor.authorPIMENTEL, Mônica Oliveira-
dc.date.accessioned2022-12-13T13:52:20Z-
dc.date.available2022-12-13T13:52:20Z-
dc.date.issued2022-11-04-
dc.date.submitted2022-12-13-
dc.identifier.citationPIMENTEL, Mônica Oliveira. Protótipo do aplicativo Efungi: um recurso digital para o ensino de fungos. 2022. 75 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48164-
dc.description.abstractA disciplina de Biologia e, em específico, o conteúdo sobre fungos, possui relevância devido a aplicabilidade na sociedade. No entanto, verificam-se dificuldades e deficiências que envolvem a metodologia utilizada no ensino sobre os fungos. Assim, este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um protótipo de aplicativo com finalidade de apoio didático no ensino e aprendizagem do conteúdo sobre fungos, para o Ensino Médio, favorecendo professores, alunos e estudantes desvinculados dos ambiente escolar. Para isto, a metodologia utilizada foi constituída por duas etapas: Organização do conteúdo e ilustração, Prototipação do aplicativo. Quanto à primeira, foi realizado o embasamento em livros e trabalhos acadêmicos para construção da parte teórica do App, possuindo por base o conteúdo disponibilizado nos capítulos sobre fungos em sete livros didáticos do segundo ano do Ensino Médio (2016 e 2020). Enquanto que para a prototipação (projeto visual do aplicativo) foram utilizados dois recursos, o software do Canva para desenvolvimento do protótipo de média fidelidade e uso da plataforma de desenvolvimento de aplicativo do Bubble, para estruturação da parte teórica no protótipo funcional. Foi desenvolvido então o Efungi, marcado pelas características de versatilidade e personalização do seu uso. O conteúdo sobre fungos foi disponibilizado e atualizado, com aprofundamento e unindo a teoria à prática, por meio de ajustes do vocabulário, contextualização com o cotidiano (importância e aplicações), curiosidades e do apoio de recursos, a saber: glossário, imagens, ilustrações e de mural interativo, sendo o Basidiomar o fungo representante do trabalho. Desta forma, a partir da continuidade no desenvolvimento do App, espera-se que sua inserção no ambiente escolar promova, a princípio, a superação dos problemas enraizados no ensino e que potencialize o processo de ensino-aprendizagem por meio da aprendizagem móvel (mobile learning), tão utilizada por todos adultos e ainda um desafio para o aprender dos jovens.pt_BR
dc.format.extent63 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMicologiapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectRecursopt_BR
dc.titleProtótipo do aplicativo Efungi: um recurso digital para o ensino de fungospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANCHES, Luiz Miguel Picelli-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8492495958876167pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5131850918162406pt_BR
dc.description.abstractxThe subject of Biology and, specifically, the content about fungi, has relevance due to its applicability in society. However, there are difficulties and deficiencies involving the methodology used in teaching about fungi. Thus, this work aimed to develop a prototype application with the purpose of didactic support in teaching and learning the content about fungi, for high school, favoring teachers, pupils and students disconnected from the school environment. For this, the methodology used consisted of two stages: Content organization and illustration and Prototyping of the application. As for the first, we based the theoretical part of the App on books and academic papers, based on the content provided in the chapters about fungi in seven textbooks for the second year of high school (2016 and 2020). While for the prototyping (visual design of the App) two resources were used, the Canva software for development of the medium fidelity prototype and use of the Bubble app development platform, for structuring the theoretical part into the functional prototype. Efungi was then developed, marked by the characteristics of versatility and customization of its use. The content about fungi was made available and updated, with deepening and uniting theory to practice, through vocabulary adjustments, contextualization with everyday life (importance and applications), curiosities and the support of resources, namely: glossary, images, illustrations and interactive wall, being Basidiomar the representative fungus of the work. Thus, from the continuity of the App development, it is expected that its insertion in the school environment will promote, at first, the overcoming of problems rooted in teaching and that it will potentiate the teaching-learning process through mobile learning, so used by all adults and still a challenge for young people's learning.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5335858117403492pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC2 - Mônica Pimentel .pdf3,79 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons