Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48057

Compartilhe esta página

Título: Representatividade feminina na sala de aula a partir das HQs da Capitã Marvel
Autor(es): CAVALCANTI, Luciana Kelly Ferreira
Palavras-chave: Histórias em quadrinhos; HQs; Capitã Marvel; Representatividade feminina; Protagonismo feminino
Data do documento: 28-Out-2022
Citação: CAVALCANTI, Luciana Kelly Ferreira. Representatividade feminina na sala de aula a partir das HQs da Capitã Marvel. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O presente artigo foi elaborado como requisito da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso II e tem o objetivo de discutir como as HQs da Capitã Marvel podem ser um aporte teórico eficaz para trabalhar a representatividade feminina na sala de aula nas turmas de educação básica. Além de investigar como tais histórias em quadrinhos podem apresentar um exemplo de representatividade positiva, e, consequentemente, possibilitar o debate de temas pertinentes, quebrando estereótipos machistas enraizados numa sociedade patriarcal. Para isso, foi utilizado Rama e Vergueiro (2010) para conduzir a discussão acerca da utilização das HQs na sala de aula; sobre a figura da mulher na sociedade contemporânea e a importância de uma pedagogia feminista em sala de aula, Louro (1997) e Hooks (2013); bem como a análise de 12 HQs da personagem título do artigo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48057
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Luciana Kelly Ferreira Cavalcanti .pdf2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons