Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48057

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPOSTAL, Ricardo-
dc.contributor.authorCAVALCANTI, Luciana Kelly Ferreira-
dc.date.accessioned2022-12-01T20:33:39Z-
dc.date.available2022-12-01T20:33:39Z-
dc.date.issued2022-10-28-
dc.date.submitted2022-11-15-
dc.identifier.citationCAVALCANTI, Luciana Kelly Ferreira. Representatividade feminina na sala de aula a partir das HQs da Capitã Marvel. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48057-
dc.description.abstractO presente artigo foi elaborado como requisito da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso II e tem o objetivo de discutir como as HQs da Capitã Marvel podem ser um aporte teórico eficaz para trabalhar a representatividade feminina na sala de aula nas turmas de educação básica. Além de investigar como tais histórias em quadrinhos podem apresentar um exemplo de representatividade positiva, e, consequentemente, possibilitar o debate de temas pertinentes, quebrando estereótipos machistas enraizados numa sociedade patriarcal. Para isso, foi utilizado Rama e Vergueiro (2010) para conduzir a discussão acerca da utilização das HQs na sala de aula; sobre a figura da mulher na sociedade contemporânea e a importância de uma pedagogia feminista em sala de aula, Louro (1997) e Hooks (2013); bem como a análise de 12 HQs da personagem título do artigo.pt_BR
dc.format.extent29p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectHQspt_BR
dc.subjectCapitã Marvelpt_BR
dc.subjectRepresentatividade femininapt_BR
dc.subjectProtagonismo femininopt_BR
dc.titleRepresentatividade feminina na sala de aula a partir das HQs da Capitã Marvelpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7954015216065317pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4468145682489069pt_BR
dc.description.abstractxThis article has been built as a requirement from the University's course "Trabalho de Conclusão de Curso II" as an Undergraduate Thesis, with the purpose of discussing how Captain Marvel's comic books can have an effective theoretical contribution to work female representativeness inside the classrooms of Basic Education. Besides investigating how these comics may present an example of positive representativeness and, consequently, enable the debate over relevant themes, breaking macho stereotypes rooted in a patriarchal society. Therefore, Rama and Vergueiro (2010) was used to conduct the discussion concerning the use of comics in the classroom; regarding the women's figure in contemporary society and the relevance of a feminist pedagogy in the classroom, Louro (1997) and Hooks (2013); as well as the analysis of 12 (twelve) comic books of the title character of this article.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Luciana Kelly Ferreira Cavalcanti .pdf2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons