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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48053

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Title: Espaço público em disputa: uma proposta de mudança de paradigma para Avenida Caxangá
Authors: PAIXÃO, Pauline Souza da
Keywords: Mobilidade urbana; Transporte público; Espaço público; Avenida Caxangá
Issue Date: 14-Oct-2022
Citation: PAIXÃO, Pauline Souza da. Espaço público em disputa: uma proposta de mudança de paradigma para Avenida Caxangá. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Este trabalho busca propor diretrizes de requalificação urbana para a Avenida Caxangá, que demonstrem o resgate de um espaço público articulado à mobilidade ativa e ao transporte público. Urge necessidade do debate visto que, por um lado há ausência de um Plano de Mobilidade Urbana propositivo no Recife que evidencia o descaso com o transporte coletivo, do acesso não democrático aos meios de locomoção, dos extensos engarrafamentos e do abandono do espaço público como consequência de um sistema de transporte público ineficiente e que não favorece o uso de modais de transportes diversificados. Por outro, observam-se estratégias urbanas que não otimizam os eixos estruturantes da cidade consolidados no território. Isso dá margem para discutir sobre a forma que os corredores metropolitanos como a Avenida Caxangá são incorporados neste contexto de disputa pelo espaço público. Portanto, o presente trabalho se estrutura a partir de uma revisão da literatura contemporanea sobre a temática, do estudo de referências bibliográficas e projeturais que situam a mobilidade e o transporte público enquanto ferramenta de transformação do espaço e instrumento de desenho urbano. Considerando a Avenida Caxangá como objeto de estudo, é fundamental entender de que forma foi moldada com o tempo a partir de um olhar sobre o histórico do desenvolvimento dos transportes e a legislação, considerando o contexto da mobilidade urbana da cidade do Recife, a fim de entender como ela influencia ou é influenciada pelas dinâmicas socioespaciais urbanas. Diante desses contextos e análises são propostas diretrizes que apontem para um cenário de mudança de paradigma, onde a transformação do espaço público também seja articulado à mobilidade urbana
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48053
Appears in Collections:(TCC) - Arquitetura e Urbanismo

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