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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48053
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BAIARDI, Yara Cristina Labronici | - |
dc.contributor.author | PAIXÃO, Pauline Souza da | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-01T19:35:50Z | - |
dc.date.available | 2022-12-01T19:35:50Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-14 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-19 | - |
dc.identifier.citation | PAIXÃO, Pauline Souza da. Espaço público em disputa: uma proposta de mudança de paradigma para Avenida Caxangá. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48053 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho busca propor diretrizes de requalificação urbana para a Avenida Caxangá, que demonstrem o resgate de um espaço público articulado à mobilidade ativa e ao transporte público. Urge necessidade do debate visto que, por um lado há ausência de um Plano de Mobilidade Urbana propositivo no Recife que evidencia o descaso com o transporte coletivo, do acesso não democrático aos meios de locomoção, dos extensos engarrafamentos e do abandono do espaço público como consequência de um sistema de transporte público ineficiente e que não favorece o uso de modais de transportes diversificados. Por outro, observam-se estratégias urbanas que não otimizam os eixos estruturantes da cidade consolidados no território. Isso dá margem para discutir sobre a forma que os corredores metropolitanos como a Avenida Caxangá são incorporados neste contexto de disputa pelo espaço público. Portanto, o presente trabalho se estrutura a partir de uma revisão da literatura contemporanea sobre a temática, do estudo de referências bibliográficas e projeturais que situam a mobilidade e o transporte público enquanto ferramenta de transformação do espaço e instrumento de desenho urbano. Considerando a Avenida Caxangá como objeto de estudo, é fundamental entender de que forma foi moldada com o tempo a partir de um olhar sobre o histórico do desenvolvimento dos transportes e a legislação, considerando o contexto da mobilidade urbana da cidade do Recife, a fim de entender como ela influencia ou é influenciada pelas dinâmicas socioespaciais urbanas. Diante desses contextos e análises são propostas diretrizes que apontem para um cenário de mudança de paradigma, onde a transformação do espaço público também seja articulado à mobilidade urbana | pt_BR |
dc.format.extent | 128p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject | Transporte público | pt_BR |
dc.subject | Espaço público | pt_BR |
dc.subject | Avenida Caxangá | pt_BR |
dc.title | Espaço público em disputa: uma proposta de mudança de paradigma para Avenida Caxangá | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3208963275958029 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DAU) - Departamento de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Arquitetura e Urbanismo – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-5479-5337 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Arquitetura e Urbanismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC Pauline Souza da Paixão.pdf | 12,96 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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