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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48053

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBAIARDI, Yara Cristina Labronici-
dc.contributor.authorPAIXÃO, Pauline Souza da-
dc.date.accessioned2022-12-01T19:35:50Z-
dc.date.available2022-12-01T19:35:50Z-
dc.date.issued2022-10-14-
dc.date.submitted2022-11-19-
dc.identifier.citationPAIXÃO, Pauline Souza da. Espaço público em disputa: uma proposta de mudança de paradigma para Avenida Caxangá. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48053-
dc.description.abstractEste trabalho busca propor diretrizes de requalificação urbana para a Avenida Caxangá, que demonstrem o resgate de um espaço público articulado à mobilidade ativa e ao transporte público. Urge necessidade do debate visto que, por um lado há ausência de um Plano de Mobilidade Urbana propositivo no Recife que evidencia o descaso com o transporte coletivo, do acesso não democrático aos meios de locomoção, dos extensos engarrafamentos e do abandono do espaço público como consequência de um sistema de transporte público ineficiente e que não favorece o uso de modais de transportes diversificados. Por outro, observam-se estratégias urbanas que não otimizam os eixos estruturantes da cidade consolidados no território. Isso dá margem para discutir sobre a forma que os corredores metropolitanos como a Avenida Caxangá são incorporados neste contexto de disputa pelo espaço público. Portanto, o presente trabalho se estrutura a partir de uma revisão da literatura contemporanea sobre a temática, do estudo de referências bibliográficas e projeturais que situam a mobilidade e o transporte público enquanto ferramenta de transformação do espaço e instrumento de desenho urbano. Considerando a Avenida Caxangá como objeto de estudo, é fundamental entender de que forma foi moldada com o tempo a partir de um olhar sobre o histórico do desenvolvimento dos transportes e a legislação, considerando o contexto da mobilidade urbana da cidade do Recife, a fim de entender como ela influencia ou é influenciada pelas dinâmicas socioespaciais urbanas. Diante desses contextos e análises são propostas diretrizes que apontem para um cenário de mudança de paradigma, onde a transformação do espaço público também seja articulado à mobilidade urbanapt_BR
dc.format.extent128p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectTransporte públicopt_BR
dc.subjectEspaço públicopt_BR
dc.subjectAvenida Caxangápt_BR
dc.titleEspaço público em disputa: uma proposta de mudança de paradigma para Avenida Caxangápt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3208963275958029pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DAU) - Departamento de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Arquitetura e Urbanismo – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5479-5337pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Arquitetura e Urbanismo

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