Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48031
Compartilhe esta página
Título: | Inclusão nas aulas de Educação Física: questionamentos para o debate a partir de análise de estado do conhecimento |
Autor(es): | SILVA, Cleydianne Francielly Alves da |
Palavras-chave: | Inclusão; Pessoa com deficiência; Educação física escolar |
Data do documento: | 14-Out-2022 |
Citação: | SILVA, Cleydianne Francielly Alves da. Inclusão nas aulas de Educação Física: questionamentos para o debate a partir de análise de estado do conhecimento. 2022. 42 f. TCC (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022. |
Abstract: | A inclusão das pessoas com deficiência merece um cuidado e atenção especial no tocante a formação de professores posto que ações afirmativas de inclusão surgem como debate necessário na sociedade e que estas pessoas necessitam ser incluídas nas salas de aula do ensino regular, para que os estudantes/professores/ comunidade escolar, possam ter convivência, experiências educativas possibilitando a inclusão. Nesse sentido, a presente pesquisa de cunho bibliográfico, desenvolvida com base em análise de material já elaborado, delimitando o objeto para a análise específica de artigos científicos. Teve como objetivo, mapear os estudos na área da Educação Física voltadas à inclusão de sujeitos com deficiência em contexto escolar. Como fonte de estudo, utilizou-se a revista “Movimento revista de Educação física da UFRGS”, tendo um marco temporal no ano de 2016 a 2021. A partir dos resultados, pode-se identificar quais as dificuldades encontradas pelos professores de Educação Física / sujeitos dos estudos, no que tange à educação inclusiva. Chegou-se à conclusão de que a revista apresenta poucos trabalhos referentes ao ensino de Educação Física no contexto da educação inclusiva e que cabe aos professores, acadêmicos, aos (às) pesquisadores (as) do campo o esforço contínuo na eficiência de em ensino de educação física pautado pela inclusão e qualidade na educação. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48031 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Cleydianne Francielly Alves da Silva.pdf | 435,11 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons