Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48031

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARRETO, Magna Sales-
dc.contributor.authorSILVA, Cleydianne Francielly Alves da-
dc.date.accessioned2022-11-30T16:06:34Z-
dc.date.available2022-11-30T16:06:34Z-
dc.date.issued2022-10-14-
dc.date.submitted2022-11-30-
dc.identifier.citationSILVA, Cleydianne Francielly Alves da. Inclusão nas aulas de Educação Física: questionamentos para o debate a partir de análise de estado do conhecimento. 2022. 42 f. TCC (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48031-
dc.description.abstractA inclusão das pessoas com deficiência merece um cuidado e atenção especial no tocante a formação de professores posto que ações afirmativas de inclusão surgem como debate necessário na sociedade e que estas pessoas necessitam ser incluídas nas salas de aula do ensino regular, para que os estudantes/professores/ comunidade escolar, possam ter convivência, experiências educativas possibilitando a inclusão. Nesse sentido, a presente pesquisa de cunho bibliográfico, desenvolvida com base em análise de material já elaborado, delimitando o objeto para a análise específica de artigos científicos. Teve como objetivo, mapear os estudos na área da Educação Física voltadas à inclusão de sujeitos com deficiência em contexto escolar. Como fonte de estudo, utilizou-se a revista “Movimento revista de Educação física da UFRGS”, tendo um marco temporal no ano de 2016 a 2021. A partir dos resultados, pode-se identificar quais as dificuldades encontradas pelos professores de Educação Física / sujeitos dos estudos, no que tange à educação inclusiva. Chegou-se à conclusão de que a revista apresenta poucos trabalhos referentes ao ensino de Educação Física no contexto da educação inclusiva e que cabe aos professores, acadêmicos, aos (às) pesquisadores (as) do campo o esforço contínuo na eficiência de em ensino de educação física pautado pela inclusão e qualidade na educação.pt_BR
dc.format.extent41pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.titleInclusão nas aulas de Educação Física: questionamentos para o debate a partir de análise de estado do conhecimentopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTOS, Thiago Rodrigo Fernandes da Silva-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9664797080430203pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8057833878410343pt_BR
dc.description.abstractxThe inclusion of people with disabilities deserves special care and attention regarding teacher training, since affirmative action for inclusion emerges as a necessary debate in society and that these people need to be included in regular education classrooms, so that students/teachers/school community can have coexistence, educational experiences enabling inclusion. In this sense, the present bibliographical research, developed based on the analysis of already elaborated material, delimiting the object to the specific analysis of scientific articles. It aimed to map the studies in the area of Physical Education focused on the inclusion of subjects with disabilities in the school context. As a study source, the journal "Movimento, Physical Education Journal of UFRGS" was used, with a time frame of 2016 to 2021. From the results, it was possible to identify which are the difficulties encountered by Physical Education teachers / subjects of the studies, regarding inclusive education. It was concluded that the journal presents few works related to the teaching of Physical Education in the context of inclusive education and that it is up to teachers, academics, researchers of the field the continuous effort in the efficiency of physical education teaching guided by inclusion and quality in education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outrospt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4753201283196524pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Cleydianne Francielly Alves da Silva.pdf435,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons