Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4803
Title: Orientação profissional no Ensino Médio: da concepção à prática
Authors: Cristina Pereira de Araújo, Luiza
Keywords: Ensino Médio; Pesquisa qualitativa; Análise de dados
Issue Date: 2003
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Cristina Pereira de Araújo, Luiza; Maria de Oliveira Melo, Márcia. Orientação profissional no Ensino Médio: da concepção à prática. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Abstract: O presente estudo tem como objetivo compreender a Prática da Orientação Profissional no Ensino Médio, a partir das concepções que orientadores e orientandos têm a respeito dessa prática. Buscamos compreender em que perspectivas caminham essas práticas, diante das principais mudanças que vêm ocorrendo em função da globalização da economia, das mudanças no mundo da cultura e suas repercussões no âmbito educacional, particularmente, no Ensino Médio e na Orientação Profissional, no que se refere à preparação do jovem para o mundo do trabalho e para a escolha da profissão, como espaços próprios ao exercício da cidadania. Trabalhamos com os orientadores e orientandos das 1ªs, 2ªs e 3ªs séries do Ensino Médio de duas escolas da rede privada da cidade do Recife. O estudo foi encaminhado na perspectiva da Pesquisa Qualitativa e a Análise dos Dados feita a partir da Análise Temática. Os resultados apontam para o redimensionamento da Prática da Orientação Profissional no Ensino Médio, no sentido de uma articulação efetiva com a prática pedagógica escolar e com o desenvolvimento do seu projeto político-pedagógico, bem como com a prática social mais ampla. Assim, ao reconhecer a especificidade da orientação numa vinculação com o mundo do trabalho e da cultura como categorias básicas formativas e explicativas da realidade, consideramos que elas são antes de tudo práticas relevantes para embasar o currículo do ensino médio como um todo e, desse modo, preparar o jovem com uma visão mais abrangente-analítica (relação global/local), com base na criticidade, competência técnico-científica, criatividade e compromisso social com o processo de emancipação humana dos sujeitos e da sociedade
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4803
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo5986_1.pdf418.79 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.