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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4803
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Maria de Oliveira Melo, Márcia | pt_BR |
dc.contributor.author | Cristina Pereira de Araújo, Luiza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T17:22:55Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T17:22:55Z | - |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Cristina Pereira de Araújo, Luiza; Maria de Oliveira Melo, Márcia. Orientação profissional no Ensino Médio: da concepção à prática. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4803 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo compreender a Prática da Orientação Profissional no Ensino Médio, a partir das concepções que orientadores e orientandos têm a respeito dessa prática. Buscamos compreender em que perspectivas caminham essas práticas, diante das principais mudanças que vêm ocorrendo em função da globalização da economia, das mudanças no mundo da cultura e suas repercussões no âmbito educacional, particularmente, no Ensino Médio e na Orientação Profissional, no que se refere à preparação do jovem para o mundo do trabalho e para a escolha da profissão, como espaços próprios ao exercício da cidadania. Trabalhamos com os orientadores e orientandos das 1ªs, 2ªs e 3ªs séries do Ensino Médio de duas escolas da rede privada da cidade do Recife. O estudo foi encaminhado na perspectiva da Pesquisa Qualitativa e a Análise dos Dados feita a partir da Análise Temática. Os resultados apontam para o redimensionamento da Prática da Orientação Profissional no Ensino Médio, no sentido de uma articulação efetiva com a prática pedagógica escolar e com o desenvolvimento do seu projeto político-pedagógico, bem como com a prática social mais ampla. Assim, ao reconhecer a especificidade da orientação numa vinculação com o mundo do trabalho e da cultura como categorias básicas formativas e explicativas da realidade, consideramos que elas são antes de tudo práticas relevantes para embasar o currículo do ensino médio como um todo e, desse modo, preparar o jovem com uma visão mais abrangente-analítica (relação global/local), com base na criticidade, competência técnico-científica, criatividade e compromisso social com o processo de emancipação humana dos sujeitos e da sociedade | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa qualitativa | pt_BR |
dc.subject | Análise de dados | pt_BR |
dc.title | Orientação profissional no Ensino Médio: da concepção à prática | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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