Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4803

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMaria de Oliveira Melo, Márcia pt_BR
dc.contributor.authorCristina Pereira de Araújo, Luizapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:22:55Z-
dc.date.available2014-06-12T17:22:55Z-
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.citationCristina Pereira de Araújo, Luiza; Maria de Oliveira Melo, Márcia. Orientação profissional no Ensino Médio: da concepção à prática. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4803-
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo compreender a Prática da Orientação Profissional no Ensino Médio, a partir das concepções que orientadores e orientandos têm a respeito dessa prática. Buscamos compreender em que perspectivas caminham essas práticas, diante das principais mudanças que vêm ocorrendo em função da globalização da economia, das mudanças no mundo da cultura e suas repercussões no âmbito educacional, particularmente, no Ensino Médio e na Orientação Profissional, no que se refere à preparação do jovem para o mundo do trabalho e para a escolha da profissão, como espaços próprios ao exercício da cidadania. Trabalhamos com os orientadores e orientandos das 1ªs, 2ªs e 3ªs séries do Ensino Médio de duas escolas da rede privada da cidade do Recife. O estudo foi encaminhado na perspectiva da Pesquisa Qualitativa e a Análise dos Dados feita a partir da Análise Temática. Os resultados apontam para o redimensionamento da Prática da Orientação Profissional no Ensino Médio, no sentido de uma articulação efetiva com a prática pedagógica escolar e com o desenvolvimento do seu projeto político-pedagógico, bem como com a prática social mais ampla. Assim, ao reconhecer a especificidade da orientação numa vinculação com o mundo do trabalho e da cultura como categorias básicas formativas e explicativas da realidade, consideramos que elas são antes de tudo práticas relevantes para embasar o currículo do ensino médio como um todo e, desse modo, preparar o jovem com uma visão mais abrangente-analítica (relação global/local), com base na criticidade, competência técnico-científica, criatividade e compromisso social com o processo de emancipação humana dos sujeitos e da sociedadept_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectPesquisa qualitativapt_BR
dc.subjectAnálise de dadospt_BR
dc.titleOrientação profissional no Ensino Médio: da concepção à práticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5986_1.pdf418,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons