Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48010

Comparte esta pagina

Título : Desempenho de lajes alveolares protendidas em situação de incêndio
Autor : QUEIROZ, Rhayssa Nara Florencio de
FREITAS, Victor Augusto Jeronimo de
Palabras clave : Engenharia Civil; Altas temperaturas; Placas de gesso; Blocos de gesso; Isolante térmico; Resistencia ao fogo
Fecha de publicación : 6-feb-2017
Citación : QUEIROZ, Rhayssa Nara Florencio de; FREITAS, Victor Augusto Jeronimo de. Desempenho de lajes alveolares protendidas em situação de incêndio. 2017. 81 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.
Resumen : Dentre outras aplicações, as placas de gesso são amplamente utilizadas para retardar a propagação do fogo protegendo a estrutura interna devido a molécula de água em sua composição que se opõe a elevação da temperatura. Embora numerosos estudos de transferência de calor tenham sido realizados, não existem normas e legislações nacionais que definem a espessura mínima e o tempo mínimo de resistência ao fogo dos materiais isolantes, principalmente do gesso. Para entender o comportamento do gesso em relação à sua espessura foram realizadas análises experimentais para elucidar o seu principal fator abordado neste trabalho, o de isolante térmico. Uma metodologia baseada tanto na caracterização do gesso em temperatura ambiente em três densidades distintas de acordo com a EN 12859/2008 como uma análise da resistência do gesso submetido a altas temperaturas. Para isso foi ensaiado um protótipo de parede divisória de 10cm no forno submetido à norma ISO834, cinco placas de gesso de 1cm cada acopladas com termopares entre si e duas paredes de 5cm de blocos de gesso pré-moldados. Nestas últimas a taxa de aquecimento do forno não seguiu a curva padrão de norma, mesmo assim, foi possível verificar suas condições conservadoras em relação ao desempenho frente ao fogo, não aparecendo nenhuma fissura na face não exposta em nenhum dos ensaios.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48010
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental



Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons