Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48007
Share on
Title: | Apoio de grupos e o autocuidado para a formação humana integral na educação universitária : a perspectiva da abordagem centrada na pessoa |
Authors: | RIBEIRO, Cícera |
Keywords: | autocuidado; apoio de grupos; formação integral; estudantes universitários; abordagem centrada na pessoa |
Issue Date: | 4-Nov-2022 |
Abstract: | A Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) ressalta as relações humanas como promovedora do autocuidado e da expansão do estado de consciência que possibilite o alcance da autorrealização da pessoa. Assim, tivemos por objetivo geral compreender as noções de autocuidado e de formação humana integral na Abordagem Centrada na Pessoa de Carl Rogers, e suas implicações para a educação universitária. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica através das plataformas de internet Google.com e CAPES, com o intuito de fazer um levantamento das principais obras de Rogers, de autores que trazem concordância com sua teoria, além de documentos e artigos que agregam a temática do autocuidado. Como resultado, constatamos que, o apoio de grupos agregado a um ensino mais livre e flexível em colaboração com a comunidade acadêmica, ajuda o estudante universitário a desenvolver práticas de autocuidado de modo que, apesar das dificuldades existentes em sua trajetória, ele possa continuar crescendo e se desenvolvendo como pessoa e estudante. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48007 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_CICERA CARLA GOMES RIBEIRO.pdf | 622,79 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License