Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48007

Compartilhe esta página

Título: Apoio de grupos e o autocuidado para a formação humana integral na educação universitária : a perspectiva da abordagem centrada na pessoa
Autor(es): RIBEIRO, Cícera
Palavras-chave: autocuidado; apoio de grupos; formação integral; estudantes universitários; abordagem centrada na pessoa
Data do documento: 4-Nov-2022
Abstract: A Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) ressalta as relações humanas como promovedora do autocuidado e da expansão do estado de consciência que possibilite o alcance da autorrealização da pessoa. Assim, tivemos por objetivo geral compreender as noções de autocuidado e de formação humana integral na Abordagem Centrada na Pessoa de Carl Rogers, e suas implicações para a educação universitária. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica através das plataformas de internet Google.com e CAPES, com o intuito de fazer um levantamento das principais obras de Rogers, de autores que trazem concordância com sua teoria, além de documentos e artigos que agregam a temática do autocuidado. Como resultado, constatamos que, o apoio de grupos agregado a um ensino mais livre e flexível em colaboração com a comunidade acadêmica, ajuda o estudante universitário a desenvolver práticas de autocuidado de modo que, apesar das dificuldades existentes em sua trajetória, ele possa continuar crescendo e se desenvolvendo como pessoa e estudante.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48007
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_CICERA CARLA GOMES RIBEIRO.pdf622,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons