Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47996

Compartilhe esta página

Título: Estratégias didáticas para o ensino de botânica: uma revisão bibliográfica
Autor(es): GOMES, Thiago Tenório Nogueira
Palavras-chave: Recurso didático; Ensino de botânica; Ciências e biologia
Data do documento: 19-Out-2022
Citação: GOMES, Thiago Tenório Nogueira. Estratégias didáticas para o ensino de botânica: uma revisão bibliográfica. 2022. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico da Vitória, Vitória de Santo Antão, 2022.
Abstract: O presente trabalho objetivou fazer um levantamento das estratégias didáticas que vêm sendo utilizadas no ensino de botânica nos últimos 15 anos (2007 a 2022), servindo de um meio rápido de consulta para professores. Para isso foi utilizado a plataforma do Google Acadêmico, onde foram analisadas as 4 primeiras páginas de 24 buscas utilizando 3 palavras-chave voltadas à educação (“ensino”, “recurso didático” e “estratégia didática”) combinadas com 8 palavras-chave voltadas a botânica (“botânica”, “morfologia vegetal”, “fisiologia vegetal”, “sistemática vegetal”, “briófitas”, “pteridófitas”, “gimnospermas” e “angiospermas”). Foram selecionados 134 trabalhos que apresentaram uma estratégia didática aplicável para o ensino de botânica, que foram organizados de acordo com sua estratégia didática para facilitar a consulta. Foi possível observar que os conteúdos mais presentes nos trabalhos foram os de Sistemática Vegetal e Morfologia Vegetal, bem como as estratégias didáticas mais presentes nos trabalhos analisados foram “Material Vegetal” e “Material Textual” embora as outras estratégias também tivessem uma boa representatividade na amostra, mostrando uma boa diversidade. Este trabalho deve cumprir seu objetivo em contribuir para que estas publicações alcancem mais professores e facilitar a busca dos mesmos por recursos didáticos que sejam capazes de dinamizar suas aulas e tornar a aprendizagem de seus discentes mais significativa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47996
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Thiago Tenório Nogueira Gomes.pdf1,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons