Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47996

Comparte esta pagina

Título : Estratégias didáticas para o ensino de botânica: uma revisão bibliográfica
Autor : GOMES, Thiago Tenório Nogueira
Palabras clave : Recurso didático; Ensino de botânica; Ciências e biologia
Fecha de publicación : 19-oct-2022
Citación : GOMES, Thiago Tenório Nogueira. Estratégias didáticas para o ensino de botânica: uma revisão bibliográfica. 2022. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico da Vitória, Vitória de Santo Antão, 2022.
Resumen : O presente trabalho objetivou fazer um levantamento das estratégias didáticas que vêm sendo utilizadas no ensino de botânica nos últimos 15 anos (2007 a 2022), servindo de um meio rápido de consulta para professores. Para isso foi utilizado a plataforma do Google Acadêmico, onde foram analisadas as 4 primeiras páginas de 24 buscas utilizando 3 palavras-chave voltadas à educação (“ensino”, “recurso didático” e “estratégia didática”) combinadas com 8 palavras-chave voltadas a botânica (“botânica”, “morfologia vegetal”, “fisiologia vegetal”, “sistemática vegetal”, “briófitas”, “pteridófitas”, “gimnospermas” e “angiospermas”). Foram selecionados 134 trabalhos que apresentaram uma estratégia didática aplicável para o ensino de botânica, que foram organizados de acordo com sua estratégia didática para facilitar a consulta. Foi possível observar que os conteúdos mais presentes nos trabalhos foram os de Sistemática Vegetal e Morfologia Vegetal, bem como as estratégias didáticas mais presentes nos trabalhos analisados foram “Material Vegetal” e “Material Textual” embora as outras estratégias também tivessem uma boa representatividade na amostra, mostrando uma boa diversidade. Este trabalho deve cumprir seu objetivo em contribuir para que estas publicações alcancem mais professores e facilitar a busca dos mesmos por recursos didáticos que sejam capazes de dinamizar suas aulas e tornar a aprendizagem de seus discentes mais significativa.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47996
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Thiago Tenório Nogueira Gomes.pdf1,44 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons