Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47996
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTIAGO, Augusto César Pessôa | - |
dc.contributor.author | GOMES, Thiago Tenório Nogueira | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-28T13:03:43Z | - |
dc.date.available | 2022-11-28T13:03:43Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-19 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-10 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Thiago Tenório Nogueira. Estratégias didáticas para o ensino de botânica: uma revisão bibliográfica. 2022. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico da Vitória, Vitória de Santo Antão, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47996 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho objetivou fazer um levantamento das estratégias didáticas que vêm sendo utilizadas no ensino de botânica nos últimos 15 anos (2007 a 2022), servindo de um meio rápido de consulta para professores. Para isso foi utilizado a plataforma do Google Acadêmico, onde foram analisadas as 4 primeiras páginas de 24 buscas utilizando 3 palavras-chave voltadas à educação (“ensino”, “recurso didático” e “estratégia didática”) combinadas com 8 palavras-chave voltadas a botânica (“botânica”, “morfologia vegetal”, “fisiologia vegetal”, “sistemática vegetal”, “briófitas”, “pteridófitas”, “gimnospermas” e “angiospermas”). Foram selecionados 134 trabalhos que apresentaram uma estratégia didática aplicável para o ensino de botânica, que foram organizados de acordo com sua estratégia didática para facilitar a consulta. Foi possível observar que os conteúdos mais presentes nos trabalhos foram os de Sistemática Vegetal e Morfologia Vegetal, bem como as estratégias didáticas mais presentes nos trabalhos analisados foram “Material Vegetal” e “Material Textual” embora as outras estratégias também tivessem uma boa representatividade na amostra, mostrando uma boa diversidade. Este trabalho deve cumprir seu objetivo em contribuir para que estas publicações alcancem mais professores e facilitar a busca dos mesmos por recursos didáticos que sejam capazes de dinamizar suas aulas e tornar a aprendizagem de seus discentes mais significativa. | pt_BR |
dc.format.extent | 79p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Recurso didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino de botânica | pt_BR |
dc.subject | Ciências e biologia | pt_BR |
dc.title | Estratégias didáticas para o ensino de botânica: uma revisão bibliográfica | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6576329809961344 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5588512571924381 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work aimed to make a survey of the didactic strategies that have been used in the teaching of botany in the last 15 years (2007 to 2022), serving as a rapid means of consultation for teachers. For this, the Google Scholar platform was used, where the first 4 pages of 24 searches were analyzed using 3 keywords related to education ("teaching", "didactic resource" and "didactic strategy") combined with 8 keywords related to botany ("botany", "plant morphology", "plant physiology", "plant systematics", "bryophytes", "pteridophytes", "gymnosperms" and "angiosperms"). We selected 134 papers that presented a didactic strategy applicable to the teaching of botany, which were organized according to their didactic strategy to facilitate consultation. It was possible to observe that the contents most present in the works were Plant Systematics and Plant Morphology, and the didactic strategies most present in the analyzed works were "Plant Material" and "Textual Material" although the other strategies also had a good representation in the sample, showing a good diversity. This work should fulfill its objective of contributing so that these publications reach more teachers and facilitate their search for didactic resources that can make their classes more dynamic and make their students' learning more meaningful. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Thiago Tenório Nogueira Gomes.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons