Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47995
Compartilhe esta página
Título: | O ensino do bioma caatinga: uma proposta de sequência didática investigativa |
Autor(es): | MONTEIRO, Thiago Henrique |
Palavras-chave: | bioma; sequência didática; metodologias ativas; ensino de ciências; jogo didático |
Data do documento: | 10-Out-2022 |
Citação: | MONTEIRO, Thiago Henrique. O ensino do bioma Caatinga: uma proposta de sequência didática investigativa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco - Vitória de Santo Antão, 2022. |
Abstract: | A Caatinga é o único bioma endémico do Brasil, com a fauna e flora adaptados a viver no clima semiárido característico da região. Apesar de ser um bioma rico em biodiversidade e recursos naturais, há décadas sofre com a desertificação do solo e perda de mata nativa, graças as tradicionais práticas pouco sustentáveis de agricultura e pecuária. Neste sentido, a sala de aula, ambiente propicio a despertar o senso crítico sobre as problemáticas ambientais, necessita fomentar o debate acerca do futuro da Caatinga, bem como levar aos envolvidos condições para que o ensino do bioma Caatinga mais significativo e atrativo, fornecendo estratégias de contextualização e investigação e divulgação científica. Partindo desse pressuposto, objetiva-se primordialmente propor uma sequência didática investigativa sobre o bioma Caatinga. Para atingir o objetivo, a metodologia consiste em uma sequência didática (SD) sobre o bioma Caatinga para alunos, tendo como base as orientações do currículo de Pernambuco para o ensino médio e a base nacional comum curricular. A SD é dividida em quatro momentos no qual o primeiro consiste na apresentação da sequência e resgate de conhecimentos prévios, o segundo, elaboração de um relatório, o terceiro apresentação desse relatório e o quarto, uma atividade lúdica através do jogo "trilhas da Caatinga". Como resultado, a SD ao trazer estratégias de investigação com o uso de tecnologias acessíveis, protagonismo e ludicidade, na tentativa de tornar o ensino do bioma Caatinga mais prazeroso e significativo, pode contribuir para a formação do cidadão-crítico e responsável, que possa refletir sobre atitudes sustentáveis para o equilíbrio do bioma. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47995 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Thiago Henrique Monteiro.pdf | 679 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons