Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47995

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Kênio Erithon Cavalcante-
dc.contributor.authorMONTEIRO, Thiago Henrique-
dc.date.accessioned2022-11-28T12:57:13Z-
dc.date.available2022-11-28T12:57:13Z-
dc.date.issued2022-10-10-
dc.date.submitted2022-10-20-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Thiago Henrique. O ensino do bioma Caatinga: uma proposta de sequência didática investigativa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco - Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47995-
dc.description.abstractA Caatinga é o único bioma endémico do Brasil, com a fauna e flora adaptados a viver no clima semiárido característico da região. Apesar de ser um bioma rico em biodiversidade e recursos naturais, há décadas sofre com a desertificação do solo e perda de mata nativa, graças as tradicionais práticas pouco sustentáveis de agricultura e pecuária. Neste sentido, a sala de aula, ambiente propicio a despertar o senso crítico sobre as problemáticas ambientais, necessita fomentar o debate acerca do futuro da Caatinga, bem como levar aos envolvidos condições para que o ensino do bioma Caatinga mais significativo e atrativo, fornecendo estratégias de contextualização e investigação e divulgação científica. Partindo desse pressuposto, objetiva-se primordialmente propor uma sequência didática investigativa sobre o bioma Caatinga. Para atingir o objetivo, a metodologia consiste em uma sequência didática (SD) sobre o bioma Caatinga para alunos, tendo como base as orientações do currículo de Pernambuco para o ensino médio e a base nacional comum curricular. A SD é dividida em quatro momentos no qual o primeiro consiste na apresentação da sequência e resgate de conhecimentos prévios, o segundo, elaboração de um relatório, o terceiro apresentação desse relatório e o quarto, uma atividade lúdica através do jogo "trilhas da Caatinga". Como resultado, a SD ao trazer estratégias de investigação com o uso de tecnologias acessíveis, protagonismo e ludicidade, na tentativa de tornar o ensino do bioma Caatinga mais prazeroso e significativo, pode contribuir para a formação do cidadão-crítico e responsável, que possa refletir sobre atitudes sustentáveis para o equilíbrio do bioma.pt_BR
dc.format.extent51p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectbiomapt_BR
dc.subjectsequência didáticapt_BR
dc.subjectmetodologias ativaspt_BR
dc.subjectensino de ciênciaspt_BR
dc.subjectjogo didáticopt_BR
dc.titleO ensino do bioma caatinga: uma proposta de sequência didática investigativapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5906114953210888pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9502102935025700pt_BR
dc.description.abstractxThe Caatinga is the only endemic biome in Brazil, with the fauna and flora adapted to live in the semi-arid climate characteristic of the region. Despite being a biome rich in biodiversity and natural resources, it has suffered from soil desertification and loss of native forest for decades, thanks to the traditional unsustainable practices of agriculture and livestock. In this sense, the classroom, an environment conducive to awakening a critical sense about environmental issues, needs to foster debate about the future of the Caatinga, as well as provide those involved with conditions for the teaching of the Caatinga biome to be more meaningful and attractive, providing strategies contextualization and scientific research and dissemination. Based on this assumption, the main objective is to propose an investigative didactic sequence on the Caatinga biome. To achieve the objective, the methodology consists of a didactic sequence (SD) on the Caatinga biome for students, based on the Pernambuco curriculum guidelines for high school and the common national curriculum base. The SD is divided into four moments in which the first consists of the presentation of the sequence and rescue of previous knowledge, the second, elaboration of a report, the third presentation of this report and the fourth, a playful activity through the game "Trails of Caatinga". As a result, the SD, by bringing research strategies with the use of accessible technologies, protagonism and playfulness, in an attempt to make the teaching of the Caatinga biome more pleasant and meaningful, can contribute to the formation of a critical and responsible citizen, who can reflect on sustainable attitudes towards the balance of the biome.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicas::Ecologiapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Thiago Henrique Monteiro.pdf679 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons