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Título: “A gente teve que reinventar totalmente o que fazia” – sentidos de avaliação movimentados em contextos extraordinários : a impossibilidade de suturação e fixação nas práticas discursivas de professores do ensino fundamental
Autor(es): GONÇALVES, Crislainy de Lira
Palavras-chave: Avaliação - práticas discursivas; Pandemia – contexto pandêmico; Formação - profissionalidade; Sentidos – movimentações
Data do documento: 31-Out-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: GONÇALVES, Crislainy de Lira. “A gente teve que reinventar totalmente o que fazia” – sentidos de avaliação movimentados em contextos extraordinários: a impossibilidade de suturação e fixação nas práticas discursivas de professores do ensino fundamental. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A pesquisa intitulada ““A gente teve que reinventar totalmente o que fazia” - sentidos de avaliação movimentados em contextos extraordinários: a impossibilidade de suturação e fixação nas práticas discursivas de professores do ensino fundamental”, se inscreve na linha de Pesquisa de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, e tem por objeto de estudo as práticas avaliativas enquanto palco de movimentações de sentidos em contextos de excepcionalidade, inscritos na ordem da indecisão. Assim, questionamos: como se evidencia nos discursos de professores a não suturação dos sentidos de avaliação nos contextos pandêmicos e pós pandêmicos? Tomamos por aporte teórico estudos do campo da avaliação (FREITAS, 2009; MENDÉZ, 2002; HADJI, 2001) e do campo teórico metodológico da Teoria do Discurso (LACLAU; MOUFFE, 2015; LACLAU, 2016), considerando a impossibilidade de fechamento de sentidos no âmbito das práticas de avaliação. Para tanto, pesquisamos no campo teórico-empírico sentidos relacionados às práticas avaliativas, tendo por direcionamento os seguintes objetivos específicos: a) analisar nas produções acadêmicas sentidos de avaliação da aprendizagem em movimentação entre os contextos da formação inicial e das práticas desenvolvidas pelos professores; b) analisar no discurso dos professores sentidos avaliativos que influenciam as concepções que possuem sobre avaliação da aprendizagem; c) analisar a partir das contingencialidades do contexto pandêmico os sentidos de avaliação mobilizados pelos professores durante o período de atividades remotas; d) analisar os discursos dos professores sobre o retorno às aulas presenciais em torno da movimentação dos sentidos de avaliação no período pós pandêmico. Desse modo, embasamos o percurso metodológico da pesquisa na Teoria do Discurso e no Ciclo Contínuo de Políticas (BALL, 2001; 2016). Enquanto procedimentos desenvolvemos um questionário, a partir do qual selecionamos professores do Ensino Fundamental e analisamos como os sentidos de avaliação são influenciados pelos contextos da formação, identificando discursos momentaneamente hegemonizados que disputam espaço na luta por significação das práticas avaliativas desenvolvidas nos contextos pandêmicos. Também realizamos entrevistas sobre os sentidos de avaliação em movimentação no retorno às atividades presenciais e os contextos de influências atuantes nessas movimentações. Os dados evidenciaram tensões existentes entre os contextos (pré) pandêmicos e pós pandêmicos no que diz respeito aos sentidos de avaliação da aprendizagem, porém, essas tensões não representam necessariamente uma cisão de sentidos entre contextos, pois, as análises indicaram haver uma movimentação de sentidos que rememora e aperfeiçoa sentidos históricos marcados pela impossibilidade parcial de transitar em contextos em que a interação professor-aluno seja deficitária. Sendo assim, a movimentação de sentidos se dá por uma suspensão temporária de discursos hegemônicos em torno da avaliação da aprendizagem ligados à classificação, fazendo com que sentidos formativos adquiram visibilidade. Para além disso, analisamos como contextos extraordinários influenciam em elementos da profissionalidade docente, como a autonomia, e como tais contextos tendem a sofrer uma maior tentativa de controle das práticas e dos resultados, na intenção de difundir discursos relacionados a uma pretensa normalidade, buscando a reativação de sentidos históricos de avaliação, o que configura-se uma tentativa de superação das indecidibilidades que habitam tais contextos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47992
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação

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