Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47984

Comparte esta pagina

Título : Avaliação da aprendizagem escolar: o ato de avaliar para além dos exames.
Autor : MONTEIRO, Maellí Kelly da Silva
Palabras clave : Avaliação da aprendizagem; Práticas avaliativas; Instrumentos avaliativos
Fecha de publicación : 3-nov-2022
Citación : MONTEIRO, Maellí Kelly da Silva. Avaliação da aprendizagem escolar:: o ato de avaliar para além dos exames. 2022. 21 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Resumen : O presente trabalho se inclui no campo das discussões sobre educação, especificamente sobre avaliação da aprendizagem e práticas avaliativas. Assim, aborda a discussão sobre o ato de avaliar tendo como objetivo geral compreender quais são as concepções de avaliação da aprendizagem dos professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental em sua prática docente. Buscamos identificar os critérios utilizados para a escolha do método avaliativo e analisar os instrumentos avaliativos utilizados em sua prática docente. Desse modo, compreendemos o conceito de avaliação a partir de Luckesi (2005/2011) e Méndez (2002), abordamos a avaliação numa perspectiva formativa conforme Perrenoud (1996) e reflexiva como aponta Schmitt (2011), entendemos também, a importância do uso dos instrumentos avaliativos a partir de Melchior (1994) e Luckesi (2000), entre outros autores que contribuíram significativamente na abordagem da nossa temática. Para a coleta de dados utilizamos o questionário on-line com professoras de escolas da Rede Municipal de Ensino da Cidade de Caruaru-PE, visto que analisamos com base na análise de conteúdo de Bardin (2004). Compreendemos a partir da análise que podemos pensar a avaliação numa perspectiva formativa, reflexiva e diagnóstica, sendo um processo que ocorre de forma contínua com participação ativa tanto dos professores, quanto dos estudantes.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47984
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Maellí .pdf179,41 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons