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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47935
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Título: | Os sentidos de gênero e sexualidade no currículo do curso de Química-Licenciatura CAA-UFPE. |
Autor(es): | COSTA, Mateus Henrique da |
Palavras-chave: | Currículo; Sentidos; Gênero; Sexualidades; Química |
Data do documento: | 20-Out-2022 |
Citação: | COSTA, Mateus Henrique da. Os sentidos de gênero e sexualidade no currículo do curso de Química-Licenciatura CAA-UFPE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Química-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. |
Abstract: | Este estudo buscou compreender quais sentidos de gênero e sexualidade estão sendo mobilizados no currículo do curso de Química-Licenciatura (UFPE-CAA), no qual estivemos dialogando com a Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe (2015). Com isso, o estudo, de abordagem qualitativa, contemplou o curso de Química-Licenciatura como campo de pesquisa, de modo que foram analisados os programas e os planos de ensino dos componentes curriculares do eixo da formação para prática pedagógica juntamente do relato dos(as) licenciandos(as) do quinto ao décimo período do curso. Em vista disto, tomou-se a categoria sentidos para análise dos dados construídos. A partir desta categoria, identificamos os sentidos de gênero e sexualidade. Por um lado, foram sendo mobilizados os sentidos da ausência, da carência de formação dos profissionais que atuam no curso de licenciatura, além de sentidos que geram um reducionismo das identidades de gênero e das sexualidades enquanto escolhas pessoais e condicionadas pelo fator biológico. Em contraponto, também houve a presença de sentidos que demonstram que o gênero é uma construção das identidades sociais, enquanto as sexualidades se atrelam a atração e os desejos por outras pessoas, além da presença do sentido da relevância social e da formação cidadã. Estes sentidos demonstraram que existe uma luta, provisória e instável, mas que se estabiliza em termos deste contexto neste espaço temporal analisado. De modo que essas disputas envolvidas no currículo do curso apontam que os(as) licenciandos(as) estão construindo suas concepções acerca do que é gênero e sexualidade no meio acadêmico, mesmo em meio a este silenciamento da temática. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47935 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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