Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47935

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLEMOS, Girleide Tôrres-
dc.contributor.authorCOSTA, Mateus Henrique da-
dc.date.accessioned2022-11-24T14:59:59Z-
dc.date.available2022-11-24T14:59:59Z-
dc.date.issued2022-10-20-
dc.date.submitted2022-11-23-
dc.identifier.citationCOSTA, Mateus Henrique da. Os sentidos de gênero e sexualidade no currículo do curso de Química-Licenciatura CAA-UFPE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Química-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47935-
dc.description.abstractEste estudo buscou compreender quais sentidos de gênero e sexualidade estão sendo mobilizados no currículo do curso de Química-Licenciatura (UFPE-CAA), no qual estivemos dialogando com a Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe (2015). Com isso, o estudo, de abordagem qualitativa, contemplou o curso de Química-Licenciatura como campo de pesquisa, de modo que foram analisados os programas e os planos de ensino dos componentes curriculares do eixo da formação para prática pedagógica juntamente do relato dos(as) licenciandos(as) do quinto ao décimo período do curso. Em vista disto, tomou-se a categoria sentidos para análise dos dados construídos. A partir desta categoria, identificamos os sentidos de gênero e sexualidade. Por um lado, foram sendo mobilizados os sentidos da ausência, da carência de formação dos profissionais que atuam no curso de licenciatura, além de sentidos que geram um reducionismo das identidades de gênero e das sexualidades enquanto escolhas pessoais e condicionadas pelo fator biológico. Em contraponto, também houve a presença de sentidos que demonstram que o gênero é uma construção das identidades sociais, enquanto as sexualidades se atrelam a atração e os desejos por outras pessoas, além da presença do sentido da relevância social e da formação cidadã. Estes sentidos demonstraram que existe uma luta, provisória e instável, mas que se estabiliza em termos deste contexto neste espaço temporal analisado. De modo que essas disputas envolvidas no currículo do curso apontam que os(as) licenciandos(as) estão construindo suas concepções acerca do que é gênero e sexualidade no meio acadêmico, mesmo em meio a este silenciamento da temática.pt_BR
dc.format.extent113p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectSentidospt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexualidadespt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.titleOs sentidos de gênero e sexualidade no currículo do curso de Química-Licenciatura CAA-UFPE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMIRANDA, Marcelo Henrique Gonçalves de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5992417113028529pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3939938941781273pt_BR
dc.description.abstractxThis study sought to understand which meanings of gender and sexuality are being mobilized in the curriculum of the Chemistry-Licenciatura course (UFPE-CAA), in which we were dialoguing with Laclau and Mouffe's Theory of Discourse (2015). With this, the study, with a qualitative approach, contemplated the Chemistry-Licenciatura course as a research field, so that the programs and teaching plans of the curricular components of the training axis for pedagogical practice were analyzed together with the report of the ) graduates from the fifth to the tenth period of the course. In view of this, the senses category was taken for analysis of the constructed data. From this category, we identify the meanings of gender and sexuality. On the one hand, the senses of absence, of the lack of training of professionals working in the degree course, were being mobilized, in addition to senses that generate a reductionism of gender identities and sexualities as personal choices and conditioned by the biological factor. In contrast, there was also the presence of meanings that demonstrate that gender is a construction of social identities, while sexualities are linked to attraction and desires for other people, in addition to the presence of a sense of social relevance and citizenship education. These senses demonstrated that there is a struggle, provisional and unstable, but that stabilizes in terms of this context in this analyzed time space. So, these disputes involved in the course curriculum indicate that the undergraduates are building their conceptions about what gender and sexuality is in the academic environment, even in the midst of this silencing of the theme.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0515157502980112pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3919-7168pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Mateus Henrique da Costa.pdf8,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons