Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47933
Compartilhe esta página
Título: | Sobre a arte do aprender e ensinar no Didascálicon de Hugo de São Vitor : uma pedagogia voltada para formação do homem enquanto um ser para Deus |
Autor(es): | SILVA JUNIOR, José Bartolomeu Gomes da |
Palavras-chave: | Sapiência; Hugo; Didascálicon; Estudante; Leitura |
Data do documento: | 25-Out-2022 |
Citação: | SIVA JÚNIOR, José Bartolomeu Gomes da. Sobre a arte de aprender e ensinar no Didascálicon de Hugo de São Vitor : uma pedagogia voltada para formação do homem enquanto um ser para Deus. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Filosofia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | O presente artigo visa examinar o Didascálicon de Hugo de São Vitor (1095 – 1141), uma obra considerada por muitos como um marco na história da educação medieval, em busca de uma pedagogia filosófica que forneça as bases para o conhecimento. Nesta obra, Hugo apresenta uma metodologia que conduz o(a) estudante ao conhecimento das artes, que, por sua vez, leva ao conhecimento da Sapiência. Essa filosofia – amor à Sapiência –, se inicia com a leitura, estágio dos iniciantes, e se conclui com a contemplação, degrau da perfeição. Portanto, procuraremos demonstrar como o(a) estudante avança em cada período desse processo, destacando aquilo que pode influenciar esse aprendizado, seja positiva ou negativamente, concluindo com uma aplicabilidade dessa pedagogia para os nossos dias. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47933 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Filosofia (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC José Bartolomeu Gomes da Silva Junior.pdf | 854 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
Ata da Defsa de José Bartolomeu Gomes da Silva para o autodepósito.pdf | 43,62 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons