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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Marcos Roberto Nunes-
dc.contributor.authorSILVA JUNIOR, José Bartolomeu Gomes da-
dc.date.accessioned2022-11-24T14:18:41Z-
dc.date.available2022-11-24T14:18:41Z-
dc.date.issued2022-10-25-
dc.date.submitted2022-11-08-
dc.identifier.citationSIVA JÚNIOR, José Bartolomeu Gomes da. Sobre a arte de aprender e ensinar no Didascálicon de Hugo de São Vitor : uma pedagogia voltada para formação do homem enquanto um ser para Deus. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Filosofia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47933-
dc.description.abstractO presente artigo visa examinar o Didascálicon de Hugo de São Vitor (1095 – 1141), uma obra considerada por muitos como um marco na história da educação medieval, em busca de uma pedagogia filosófica que forneça as bases para o conhecimento. Nesta obra, Hugo apresenta uma metodologia que conduz o(a) estudante ao conhecimento das artes, que, por sua vez, leva ao conhecimento da Sapiência. Essa filosofia – amor à Sapiência –, se inicia com a leitura, estágio dos iniciantes, e se conclui com a contemplação, degrau da perfeição. Portanto, procuraremos demonstrar como o(a) estudante avança em cada período desse processo, destacando aquilo que pode influenciar esse aprendizado, seja positiva ou negativamente, concluindo com uma aplicabilidade dessa pedagogia para os nossos dias.pt_BR
dc.format.extent28p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSapiênciapt_BR
dc.subjectHugopt_BR
dc.subjectDidascáliconpt_BR
dc.subjectEstudantept_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.titleSobre a arte do aprender e ensinar no Didascálicon de Hugo de São Vitor : uma pedagogia voltada para formação do homem enquanto um ser para Deuspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/2245921848623358pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1136821185537508pt_BR
dc.description.abstractxThis article aims to examine the Didascalicon written by Hugh of Saint Victor (1095 – 1141). The work is considered by many as a milestone in the history of medieval education, in search of a philosophical pedagogy that may provide the basis for knowledge. In this work, Hugh presents a methodology that leads the student to the knowledge of the arts, which, in its turn, leads to the knowledge of Wisdom. This philosophy - love of Wisdom - begins with reading, the first step to the beginners, and concludes with contemplation, the last step of perfection. Therefore, we will demonstrate how the student advances in each stage of this process as well as highlighting what can influence this learning, whether positively or negatively and at last concluding with an applicability of this pedagogy for our present time.pt_BR
dc.subject.cnpqFilosofiapt_BR
dc.degree.departamentCoordenação de Graduação em Filosofiapt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Filosofiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Filosofia (Licenciatura)



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