Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4792
Título: Ética nas proposições pedagógicas de Paulo Freire: o engajamento ético-pedagógico do educador
Autor(es): Sales de Albuquerque Cunha, Gilson
Palavras-chave: Engajamento Ético; Agir-Educativo; Fazer-Educativo; Ética; Paulo Freire
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Sales de Albuquerque Cunha, Gilson; Rörh, Ferndinand. Ética nas proposições pedagógicas de Paulo Freire: o engajamento ético-pedagógico do educador. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumo: A presente dissertação busca identificar e interpretar o discurso ético contido nas proposições pedagógicas de Paulo Freire e as suas implicações para a prática educativa. Partimos da compreensão de que a prática educativa contém duas dimensões interdependentes: a técnica e a ética. Esta, corresponde ao agir-educativo. Aquela, consubstancia o fazer-educativo. A partir da leitura de obras centrais do educador pernambucano, identificamos posturas éticas necessárias para o agir-educativo coerente: abertura para o diálogo, respeito à autonomia e à liberdade do educando e solidariedade e compromisso com a emancipação do homem. Concluímos que tais posturas são inerentes ao próprio ato de educar e que o discurso ético de Paulo Freire empreende o resgate da dimensão ética, reconduzindo-a a uma unidade com a dimensão técnica; restabelecendo a complementariedade do fazer e do agir, da técnica e da ética
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4792
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5976_1.pdf1,21 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.