Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4792

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRörh, Ferndinand pt_BR
dc.contributor.authorSales de Albuquerque Cunha, Gilsonpt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:22:51Z-
dc.date.available2014-06-12T17:22:51Z-
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.citationSales de Albuquerque Cunha, Gilson; Rörh, Ferndinand. Ética nas proposições pedagógicas de Paulo Freire: o engajamento ético-pedagógico do educador. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4792-
dc.description.abstractA presente dissertação busca identificar e interpretar o discurso ético contido nas proposições pedagógicas de Paulo Freire e as suas implicações para a prática educativa. Partimos da compreensão de que a prática educativa contém duas dimensões interdependentes: a técnica e a ética. Esta, corresponde ao agir-educativo. Aquela, consubstancia o fazer-educativo. A partir da leitura de obras centrais do educador pernambucano, identificamos posturas éticas necessárias para o agir-educativo coerente: abertura para o diálogo, respeito à autonomia e à liberdade do educando e solidariedade e compromisso com a emancipação do homem. Concluímos que tais posturas são inerentes ao próprio ato de educar e que o discurso ético de Paulo Freire empreende o resgate da dimensão ética, reconduzindo-a a uma unidade com a dimensão técnica; restabelecendo a complementariedade do fazer e do agir, da técnica e da éticapt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngajamento Éticopt_BR
dc.subjectAgir-Educativopt_BR
dc.subjectFazer-Educativopt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.titleÉtica nas proposições pedagógicas de Paulo Freire: o engajamento ético-pedagógico do educadorpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5976_1.pdf1,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons