Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4792
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Rörh, Ferndinand | pt_BR |
| dc.contributor.author | Sales de Albuquerque Cunha, Gilson | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2014-06-12T17:22:51Z | - |
| dc.date.available | 2014-06-12T17:22:51Z | - |
| dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
| dc.identifier.citation | Sales de Albuquerque Cunha, Gilson; Rörh, Ferndinand. Ética nas proposições pedagógicas de Paulo Freire: o engajamento ético-pedagógico do educador. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4792 | - |
| dc.description.abstract | A presente dissertação busca identificar e interpretar o discurso ético contido nas proposições pedagógicas de Paulo Freire e as suas implicações para a prática educativa. Partimos da compreensão de que a prática educativa contém duas dimensões interdependentes: a técnica e a ética. Esta, corresponde ao agir-educativo. Aquela, consubstancia o fazer-educativo. A partir da leitura de obras centrais do educador pernambucano, identificamos posturas éticas necessárias para o agir-educativo coerente: abertura para o diálogo, respeito à autonomia e à liberdade do educando e solidariedade e compromisso com a emancipação do homem. Concluímos que tais posturas são inerentes ao próprio ato de educar e que o discurso ético de Paulo Freire empreende o resgate da dimensão ética, reconduzindo-a a uma unidade com a dimensão técnica; restabelecendo a complementariedade do fazer e do agir, da técnica e da ética | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Engajamento Ético | pt_BR |
| dc.subject | Agir-Educativo | pt_BR |
| dc.subject | Fazer-Educativo | pt_BR |
| dc.subject | Ética | pt_BR |
| dc.subject | Paulo Freire | pt_BR |
| dc.title | Ética nas proposições pedagógicas de Paulo Freire: o engajamento ético-pedagógico do educador | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| arquivo5976_1.pdf | 1,21 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons

