Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47897

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLOPES, Christianne Calado Vieira de Melo-
dc.contributor.authorSANTOS, Willayne Oliveira dos-
dc.date.accessioned2022-11-23T15:32:43Z-
dc.date.available2022-11-23T15:32:43Z-
dc.date.issued2022-10-28-
dc.date.submitted2022-11-14-
dc.identifier.citationSANTOS, Willayne Oliveira dos. Estresse ocupacional na rotina de trabalho dos estudantes de Ciências Contábeis da UFPE. 2022. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Contábeis, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47897-
dc.description.abstractO presente estudo tem por objetivo identificar a percepção dos estudantes do curso de Ciência Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), acerca do estresse presente na sua rotina de trabalho. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa bibliográfica visando analisar e compreender o surgimento do estresse ocupacional na rotina de estudos e trabalhos dos discentes que atuam profissionalmente na área contábil. Numa abordagem qualitativa, foi aplicado um questionário, via formulário google forms, com os estudantes do curso presencial de Ciências Contábeis, que possui algum vínculo empregatício na área contábil, dentre os quais 75 estudantes aceitaram participar da pesquisa, sendo 43 mulheres e 32 homens com faixa etária entre 19 e 50 anos de idade. Os resultados apresentaram evidências que mais da metade dos discentes (73,3%) afirmaram que o estresse ocupacional reflete negativamente na rotina de trabalho. A pesquisa também aponta que 34,67% dos estudantes afirmam que o ambiente de trabalho causa algum estresse e 72% afirmaram que o estresse causado pela rotina de trabalho reflete no desempenho acadêmico. Dessa maneira, a pesquisa contribui com a discussão sobre os fatores estressores ocupacionais, nos quais os alunos do curso estão sujeitos, podendo servir de alerta sobre riscos e doenças crônicas no futuro, além de baixo rendimento acadêmico e descontinuidade dos estudos.pt_BR
dc.format.extent45 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.subjectEstresse ocupacionalpt_BR
dc.subjectFatores estressorespt_BR
dc.subjectRotina de trabalhopt_BR
dc.titleEstresse ocupacional na rotina de trabalho dos estudantes de Ciências Contábeis da UFPEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4309332721843465pt_BR
dc.description.abstractxThe present study aims to identify the perception of students of the Accounting Science course at the Federal University of Pernambuco (UFPE) about the stress present in their work routine. In this sense, bibliographic research was carried out to analyze and understand the emergence of occupational stress in the routine of studies and work of students who work professionally in the accounting area. In a qualitative approach, a questionnaire was applied, via google forms, with students of the face-to-face course of Accounting Sciences, who have some employment relationship in the accounting area, among which 75 students accepted to participate in the research, being 43 women and 32 men with age group between 19 and 50 years old. The results showed evidence that more than half of the students (73.3%) stated that occupational stress reflects negatively on their work routine. The survey also points out that 34.67% of students say that the work environment causes some stress and 72% said that the stress caused by the work routine reflects on academic performance. In this way, the research contributes to the discussion about occupational stressors, in which the students of the course are subject, and may serve as a warning about risks and chronic diseases in the future, in addition to low academic performance and discontinuity of studies.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCCA) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais pt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Ciências Contábeispt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Ciências Contábeis

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC WILLAYNE OLIVEIRA DOS SANTOS.pdf485,29 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons