Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47847
Compartilhe esta página
Título: | Desenvolvimento de habilidades empreendedoras a partir da educação baseada em projeto: aplicação do conteúdo de transformação química à logística reversa |
Autor(es): | ALVES, Henryzalva Braga Lima |
Palavras-chave: | Ensino de química; Aprendizagem Baseada em Projetos; Transformações Químicas |
Data do documento: | 5-Nov-2022 |
Citação: | ALVES, Henryzalva Braga Lima. Desenvolvimento de habilidades empreendedoras a partir da educação baseada em projeto: aplicação do conteúdo de transformação química à logística reversa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Química-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. |
Abstract: | O atual contexto do Ensino de Química na educação básica sugere, em primeira análise, desenvolver propostas de ensino que relacione os conhecimentos científicos com o cotidiano e as vivências sociais do aluno. Tais propostas podem contribuir para a formação de sujeitos críticos-reflexivo, quando trabalhado em uma perspectiva inovadora e contextualizada. Dessa forma, esta pesquisa buscou investigar as contribuições de uma proposta didática baseada em um projeto de ensino ‘startup’ para a aprendizagem de química, a partir da temática transformação química envolvendo alunos do ensino médio que fazem parte do programa de Iniciação Científica de uma escola pública situada no Agreste de Pernambuco. Para coleta e sistematização dos dados utilizou-se a observação participante, as descrições do diário de bordo e as produções dos alunos durante o desenvolvimento do projeto, a fim de identificar Competências Específicas da área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias para o Ensino Médio de acordo com a BNCC. Os resultados mostram que as estratégias agregadas às atividades possibilitaram aos alunos uma ampliação das concepções dos conceitos químicos, a compreensão de ideias contextualizadas, fortalecimentos de pensamentos, atitudes, valores crítico-reflexivos e à transformação da realidade social. Desse modo, conclui-se que uma aprendizagem baseada em projeto é efetiva no sentido de direcionar a prática pedagógica para um caminho de multiplicidade e integração de saberes, ou seja, para uma práxis colaborativa e transformadora. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47847 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Henryzalva Braga Lima Alves.pdf | 1,3 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons