Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47847

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFREITAS, Ana Paula de Souza de-
dc.contributor.authorALVES, Henryzalva Braga Lima-
dc.date.accessioned2022-11-22T17:52:59Z-
dc.date.available2022-11-22T17:52:59Z-
dc.date.issued2022-11-05-
dc.date.submitted2022-11-22-
dc.identifier.citationALVES, Henryzalva Braga Lima. Desenvolvimento de habilidades empreendedoras a partir da educação baseada em projeto: aplicação do conteúdo de transformação química à logística reversa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Química-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47847-
dc.description.abstractO atual contexto do Ensino de Química na educação básica sugere, em primeira análise, desenvolver propostas de ensino que relacione os conhecimentos científicos com o cotidiano e as vivências sociais do aluno. Tais propostas podem contribuir para a formação de sujeitos críticos-reflexivo, quando trabalhado em uma perspectiva inovadora e contextualizada. Dessa forma, esta pesquisa buscou investigar as contribuições de uma proposta didática baseada em um projeto de ensino ‘startup’ para a aprendizagem de química, a partir da temática transformação química envolvendo alunos do ensino médio que fazem parte do programa de Iniciação Científica de uma escola pública situada no Agreste de Pernambuco. Para coleta e sistematização dos dados utilizou-se a observação participante, as descrições do diário de bordo e as produções dos alunos durante o desenvolvimento do projeto, a fim de identificar Competências Específicas da área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias para o Ensino Médio de acordo com a BNCC. Os resultados mostram que as estratégias agregadas às atividades possibilitaram aos alunos uma ampliação das concepções dos conceitos químicos, a compreensão de ideias contextualizadas, fortalecimentos de pensamentos, atitudes, valores crítico-reflexivos e à transformação da realidade social. Desse modo, conclui-se que uma aprendizagem baseada em projeto é efetiva no sentido de direcionar a prática pedagógica para um caminho de multiplicidade e integração de saberes, ou seja, para uma práxis colaborativa e transformadora.pt_BR
dc.format.extent69p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectAprendizagem Baseada em Projetospt_BR
dc.subjectTransformações Químicaspt_BR
dc.titleDesenvolvimento de habilidades empreendedoras a partir da educação baseada em projeto: aplicação do conteúdo de transformação química à logística reversapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4321016867381686pt_BR
dc.description.abstractxThe current context of Chemistry Teaching in basic education suggests, in a first analysis, developing teaching proposals that relate scientific knowledge to the student's daily life and social experiences. Such proposals can contribute to the formation of critical-reflective subjects, when worked from an innovative and contextualized perspective. Thus, this research sought to investigate the contributions of a didactic proposal based on a 'startup' teaching project for the learning of chemistry, from the theme chemical transformation involving high school students who are part of the Scientific Initiation program of a school public located in the Agreste region of Pernambuco. For data collection and systematization, participant observation, logbook descriptions and students' productions were used during the development of the project, in order to identify Specific Competencies in the area of Natural Sciences and its Technologies for High School Education. according to the BNCC. The results show that the strategies added to the activities allowed students to broaden their conceptions of chemical concepts, understand contextualized ideas, strengthen thoughts, attitudes, critical-reflexive values and transform social reality. Thus, it is concluded that project-based learning is effective in directing pedagogical practice towards a path of multiplicity and integration of knowledge, that is, towards a collaborative and transformative praxis.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Henryzalva Braga Lima Alves.pdf1,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons