Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47833

Comparte esta pagina

Título : Ensino de sentenças copulativas com o verbo ser na Educação Básica: uma análise de livro didático do Ensino Médio
Autor : SILVA, Luiz Adriano Ramos
Palabras clave : Sentenças copulativas; Análise linguística; Livro didático; Educação Básica
Fecha de publicación : 27-oct-2022
Citación : SILVA, Luiz Adriano Ramos. Ensino de sentenças copulativas com o verbo ser na Educação Básica: uma análise de livro didático do Ensino Médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : O presente artigo objetiva analisar como são abordadas as construções copulativas com o verbo ser em um livro didático do Ensino Médio aprovado pelo PNLD 2021. Para a fundamentação teórica, realizamos um levantamento sobre as propriedades sintáticas e semânticas do verbo ser e das construções em que esse verbo aparece com base nos gramáticos Bechara (2019), Cunha e Cintra (2017) e Rocha Lima (2011), e nos pesquisadores Raposo (2013), Heycock (2012) e Mikkelsen (2011). Ademais, também realizamos uma breve discussão sobre o ensino de gramática e a prática de análise linguística a partir da BNCC (2019) e de Kenedy (2013), Vicente e Pilati (2012), Mendonça (2006), entre outros. Ao fim do estudo, concluímos que o material analisado não promove uma reflexão adequada sobre as diferentes funções das sentenças copulativas com o verbo ser, nem articula esses conteúdos efetivamente com a produção textual.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47833
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Luiz Adriano Ramos Silva.pdf1,82 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons