Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47833

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSIBALDO, Marcelo Amorim-
dc.contributor.authorSILVA, Luiz Adriano Ramos-
dc.date.accessioned2022-11-22T16:14:19Z-
dc.date.available2022-11-22T16:14:19Z-
dc.date.issued2022-10-27-
dc.date.submitted2022-11-14-
dc.identifier.citationSILVA, Luiz Adriano Ramos. Ensino de sentenças copulativas com o verbo ser na Educação Básica: uma análise de livro didático do Ensino Médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47833-
dc.description.abstractO presente artigo objetiva analisar como são abordadas as construções copulativas com o verbo ser em um livro didático do Ensino Médio aprovado pelo PNLD 2021. Para a fundamentação teórica, realizamos um levantamento sobre as propriedades sintáticas e semânticas do verbo ser e das construções em que esse verbo aparece com base nos gramáticos Bechara (2019), Cunha e Cintra (2017) e Rocha Lima (2011), e nos pesquisadores Raposo (2013), Heycock (2012) e Mikkelsen (2011). Ademais, também realizamos uma breve discussão sobre o ensino de gramática e a prática de análise linguística a partir da BNCC (2019) e de Kenedy (2013), Vicente e Pilati (2012), Mendonça (2006), entre outros. Ao fim do estudo, concluímos que o material analisado não promove uma reflexão adequada sobre as diferentes funções das sentenças copulativas com o verbo ser, nem articula esses conteúdos efetivamente com a produção textual.pt_BR
dc.format.extent34p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSentenças copulativaspt_BR
dc.subjectAnálise linguísticapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.titleEnsino de sentenças copulativas com o verbo ser na Educação Básica: uma análise de livro didático do Ensino Médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4512347165104401pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9266986050884432pt_BR
dc.description.abstractxThis article aims to analyze how copulative constructions with the verb ser are presented in a high school textbook approved by the PNLD 2021. As theoretical approach, we carried out a survey on the syntactic and semantic properties of the verb ser and the constructions in which this verb appears based on the grammarians Bechara (2019), Cunha and Cintra (2017) and Rocha Lima (2011), and on the researchers Raposo (2013), Heycock (2012) and Mikkelsen (2011). In addition, we also conducted a brief discussion on the teaching of grammar and the practice of linguistic analysis based on the BNCC (2019) and on the linguists Kenedy (2013), Vicente and Pilati (2012), Mendonça (2006), among others. At the end of the study, we concluded that the analyzed material does not promote an adequate reflection on the different functions of copulative sentences with the verb ser, nor does it effectively articulate these contents with the textual production.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5005-183Xpt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Luiz Adriano Ramos Silva.pdf1,82 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons