Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47825
Compartilhe esta página
Título: | O papel da escola na formação inicial do professor de português: investigando o eixo de leitura e o estágio supervisionado obrigatório de língua portuguesa |
Autor(es): | FRANÇA, Joana Gabriela Alves de |
Palavras-chave: | Estágio Supervisionado; Eixo de leitura; Escola |
Data do documento: | 28-Out-2022 |
Citação: | FRANÇA, Joana Gabriela Alves de. O papel da escola na formação inicial do professor de português: investigando o eixo de leitura e o estágio supervisionado obrigatório de língua portuguesa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | Dentre as pesquisas sobre formação inicial de professores desenvolvidas nos últimos anos, ganham cada vez mais destaque aquelas que abordam o estágio supervisionado curricular (COSTA & LIMA, 2012). Apesar dos avanços, mais estudos sobre o estágio são necessários, sobretudo, no que diz respeito ao curso de Letras – Licenciatura em Português, nossa área de trabalho e formação. Nesta pesquisa, então, buscamos contemplar o estágio supervisionado obrigatório em português, num movimento investigativo acerca de como a escola percebe o seu papel na formação inicial do professor de língua materna. Adentrando o estágio, queremos, também, saber como o eixo de leitura é inserido nesse espaço-tempo e como é acolhido na cultura escolar. Realizamos, para tais fins, uma pesquisa de caráter qualitativo e interpretativo, que partiu da análise de entrevistas semiestruturadas feitas com gestor, coordenador e supervisor de duas escolas públicas e, ainda, com uma ex-estagiária dessas instâncias. A partir da nossa investigação, percebemos, dentre outras coisas, que são necessárias formações para os agentes escolares, além de maiores diálogos com a instituição de ensino superior; outrossim, uma aproximação pedagógica entre universidade, escola e licenciando são necessárias para fomentar e melhor direcionar projetos com o eixo de leitura. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47825 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Joana Gabriela Alves de França.pdf | 603,51 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons