Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47797
Comparte esta pagina
Título : | Trabalho docente em sistema prisional : desafios, percepções e motivações |
Autor : | CÉSAR, Leandra Viegas Correia SANTOS, Milca Franciele Silva dos |
Palabras clave : | Educação; Sistema Prisional; Relações de Poder |
Fecha de publicación : | 4-nov-2022 |
Resumen : | O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa sobre os desafios enfrentados pelos professores e professoras que atuam no sistema educacional em um presídio masculino situado na cidade de Igarassu, região metropolitana do Recife, em Pernambuco. Dentre os questionamentos abordados estava a motivação dos docentes para permanecerem e realizarem as práticas pedagógicas num lugar que muitos olham com preconceito e hostilidade. Observou-se as relações de poder e disciplina exercidas naquele local, a partir da ótica de Michel Foucault e como a dinâmica do sistema prisional pode interferir na dinâmica escolar dos sujeitos inseridos naquele espaço. Os dados desta pesquisa foram coletados através de entrevista aberta com os docentes e uma pergunta inicial foi lançada a partir da perspectiva filosófica transformativa dando a oportunidade de fala aos participantes, e os resultados apresentados foram expostos de forma reflexiva e problematizadora, rompendo o preconceito e a visão de senso comum das pesquisadoras sobre a vida docente nas prisões. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47797 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc Leandra e Milca.pdf | 177,62 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons