Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47797
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LEÃO, Maria Sandra Montenegro Silva | - |
dc.contributor.author | CÉSAR, Leandra Viegas Correia | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Milca Franciele Silva dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-22T11:57:23Z | - |
dc.date.available | 2022-11-22T11:57:23Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-04 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47797 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa sobre os desafios enfrentados pelos professores e professoras que atuam no sistema educacional em um presídio masculino situado na cidade de Igarassu, região metropolitana do Recife, em Pernambuco. Dentre os questionamentos abordados estava a motivação dos docentes para permanecerem e realizarem as práticas pedagógicas num lugar que muitos olham com preconceito e hostilidade. Observou-se as relações de poder e disciplina exercidas naquele local, a partir da ótica de Michel Foucault e como a dinâmica do sistema prisional pode interferir na dinâmica escolar dos sujeitos inseridos naquele espaço. Os dados desta pesquisa foram coletados através de entrevista aberta com os docentes e uma pergunta inicial foi lançada a partir da perspectiva filosófica transformativa dando a oportunidade de fala aos participantes, e os resultados apresentados foram expostos de forma reflexiva e problematizadora, rompendo o preconceito e a visão de senso comum das pesquisadoras sobre a vida docente nas prisões. | pt_BR |
dc.format.extent | 24p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Sistema Prisional | pt_BR |
dc.subject | Relações de Poder | pt_BR |
dc.title | Trabalho docente em sistema prisional : desafios, percepções e motivações | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2562864342968393 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DPGE) - Departamento de Política e Gestão da Educação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc Leandra e Milca.pdf | 177,62 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons