Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47779

Compartilhe esta página

Título: O gênero na formação docente: um olhar a partir das licenciandas em Física da UFPE-CAA.
Autor(es): SILVA, Clarice Vicente da
Palavras-chave: Gênero; Formação Docente; Mulheres; Física-Licenciatura
Data do documento: 24-Out-2022
Citação: SILVA, Clarice Vicente da. O GÊNERO NA FORMAÇÃO DOCENTE: um olhar a partir das licenciandas em Física da UFPE-CAA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Física-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: O presente trabalho apresenta como tema, as discussões e as influências do gênero na formação docente das discentes do curso de Física-Licenciatura na Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA). Elencamos como objetivo geral compreender, a partir da visão das licenciandas de Física, de que maneira o gênero influencia na formação docente inicial no curso de Física-Licenciatura da UFPE-CAA. Como objetivos específicos foram explicitados: identificar, sob um olhar de gênero, desafios enfrentados pelas licenciandas em sua formação docente inicial no curso de Física-Licenciatura da UFPE-CAA; e elencar as estratégias utilizadas pelas licenciandas do referido curso para ultrapassar as dificuldades em sua formação docente inicial. Em função do aporte teórico, elencamos como categorias analíticas: gênero, formação docente e a intersecção entre gênero e a formação docentes inicial. Fundamentamos o nosso trabalho sob uma abordagem qualitativa, utilizando o estudo de caso como método de pesquisa. Como coleta de dados, utilizamos: observação não participante, conversas informais, entrevistas, além da análise documental. Contamos com a análise de conteúdo como metodologia para analisar os dados. Verificou-se que as dificuldades como lugar de fala e pouca representatividade no curso de Física-Licenciatura ainda se repetem como constatado por meio da literatura sobre outros estudos de mesma temática. Quanto às estratégias, o esforço para terem um reconhecimento em sala foi o mais elencado pelas licenciandas. Percebemos, então, que o gênero possui suas influências nos diversos âmbitos, sejam eles universitários ou familiares, interferindo na formação das licenciandas de Física.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47779
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Clarice Vicente da Silva.pdf448,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons