Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47779
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MIRANDA, Marcelo Henrique Gonçalves de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Clarice Vicente da | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-21T18:35:38Z | - |
dc.date.available | 2022-11-21T18:35:38Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-24 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-10 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Clarice Vicente da. O GÊNERO NA FORMAÇÃO DOCENTE: um olhar a partir das licenciandas em Física da UFPE-CAA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Física-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47779 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta como tema, as discussões e as influências do gênero na formação docente das discentes do curso de Física-Licenciatura na Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA). Elencamos como objetivo geral compreender, a partir da visão das licenciandas de Física, de que maneira o gênero influencia na formação docente inicial no curso de Física-Licenciatura da UFPE-CAA. Como objetivos específicos foram explicitados: identificar, sob um olhar de gênero, desafios enfrentados pelas licenciandas em sua formação docente inicial no curso de Física-Licenciatura da UFPE-CAA; e elencar as estratégias utilizadas pelas licenciandas do referido curso para ultrapassar as dificuldades em sua formação docente inicial. Em função do aporte teórico, elencamos como categorias analíticas: gênero, formação docente e a intersecção entre gênero e a formação docentes inicial. Fundamentamos o nosso trabalho sob uma abordagem qualitativa, utilizando o estudo de caso como método de pesquisa. Como coleta de dados, utilizamos: observação não participante, conversas informais, entrevistas, além da análise documental. Contamos com a análise de conteúdo como metodologia para analisar os dados. Verificou-se que as dificuldades como lugar de fala e pouca representatividade no curso de Física-Licenciatura ainda se repetem como constatado por meio da literatura sobre outros estudos de mesma temática. Quanto às estratégias, o esforço para terem um reconhecimento em sala foi o mais elencado pelas licenciandas. Percebemos, então, que o gênero possui suas influências nos diversos âmbitos, sejam eles universitários ou familiares, interferindo na formação das licenciandas de Física. | pt_BR |
dc.format.extent | 59p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
dc.subject | Mulheres | pt_BR |
dc.subject | Física-Licenciatura | pt_BR |
dc.title | O gênero na formação docente: um olhar a partir das licenciandas em Física da UFPE-CAA. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0515157502980112 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Clarice Vicente da Silva.pdf | 448,52 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons