Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47778

Compartilhe esta página

Título: Visões do Apocalipse: uma investigação sobre a visão dos alunos do ensino médio a respeito da ciência retratada nas narrativas de ficção científica sobre o fim do mundo.
Autor(es): MEDEIROS, Vanessa Karla de
Palavras-chave: Ficção científica; Mídias no Ensino; Filmes no Ensino; Arte e Ciência
Data do documento: 10-Out-2022
Citação: MEDEIROS, Vanessa Karla. Visões do apocaliose: uma investigação sobre a visão dos alunos do ensino médio a respeito da ciência retratada nas narrativas de ficção científica sobre o fim do mundo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: Analisando como algumas obras cinematográficas que abordam o fim do mundo ou o apocalipse retratam a ciência, este trabalho teve como objetivo fazer um levantamento da visão dos alunos sobre a ciência retratada nessas tramas. Para isto, é apresentado o contexto no qual se insere a dinâmica proposta, onde é comentado que os filmes, assim como outros gêneros, fazem parte do cotidiano dos discentes. Ademais, foi exposto que apesar do tema “fim do mundo” causar um certo medo, as obras de ficção sobre essa temática atraem a atenção de um grande público. Como metodologia foi feita a análise de quatro obras apocalípticas, que foram trabalhadas em uma intervenção com 35 alunos do Ensino Médio do Instituto Federal de Pernambuco, na qual foi aplicado o mesmo formulário antes e logo após seu término. Os resultados encontrados apontaram que algumas narrativas trazem a ciência sendo a causadora do caos ou utilizada para solução de tudo, e além disso a dinâmica social, ou seja, como as pessoas são afetadas com tudo aquilo. A partir das respostas dos alunos foi possível criar categorias de pensamento, as quais resumiam de certa forma o que eles achavam a respeito das obras e como a ciência e a tecnologia eram retratadas nelas. Além disso, em suas respostas os discentes argumentam que a ciência contribuiu na solução do caos, e como ela juntamente com a tecnologia influenciam na dinâmica da sociedade. Com base nas respostas dos alunos durante e após a intervenção, foi constatado que a partir dela eles conseguiram perceber o papel relevante da ciência nas situações retratadas das tramas e reforçar uma perspectiva positiva que eles já tinham da ciência.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47778
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Versão final TCC.pdf803,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons