Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47778

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRamos, João Eduardo Fernandes-
dc.contributor.authorMEDEIROS, Vanessa Karla de-
dc.date.accessioned2022-11-21T18:24:00Z-
dc.date.available2022-11-21T18:24:00Z-
dc.date.issued2022-10-10-
dc.date.submitted2022-11-21-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Vanessa Karla. Visões do apocaliose: uma investigação sobre a visão dos alunos do ensino médio a respeito da ciência retratada nas narrativas de ficção científica sobre o fim do mundo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47778-
dc.description.abstractAnalisando como algumas obras cinematográficas que abordam o fim do mundo ou o apocalipse retratam a ciência, este trabalho teve como objetivo fazer um levantamento da visão dos alunos sobre a ciência retratada nessas tramas. Para isto, é apresentado o contexto no qual se insere a dinâmica proposta, onde é comentado que os filmes, assim como outros gêneros, fazem parte do cotidiano dos discentes. Ademais, foi exposto que apesar do tema “fim do mundo” causar um certo medo, as obras de ficção sobre essa temática atraem a atenção de um grande público. Como metodologia foi feita a análise de quatro obras apocalípticas, que foram trabalhadas em uma intervenção com 35 alunos do Ensino Médio do Instituto Federal de Pernambuco, na qual foi aplicado o mesmo formulário antes e logo após seu término. Os resultados encontrados apontaram que algumas narrativas trazem a ciência sendo a causadora do caos ou utilizada para solução de tudo, e além disso a dinâmica social, ou seja, como as pessoas são afetadas com tudo aquilo. A partir das respostas dos alunos foi possível criar categorias de pensamento, as quais resumiam de certa forma o que eles achavam a respeito das obras e como a ciência e a tecnologia eram retratadas nelas. Além disso, em suas respostas os discentes argumentam que a ciência contribuiu na solução do caos, e como ela juntamente com a tecnologia influenciam na dinâmica da sociedade. Com base nas respostas dos alunos durante e após a intervenção, foi constatado que a partir dela eles conseguiram perceber o papel relevante da ciência nas situações retratadas das tramas e reforçar uma perspectiva positiva que eles já tinham da ciência.pt_BR
dc.format.extent53p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFicção científicapt_BR
dc.subjectMídias no Ensinopt_BR
dc.subjectFilmes no Ensinopt_BR
dc.subjectArte e Ciênciapt_BR
dc.titleVisões do Apocalipse: uma investigação sobre a visão dos alunos do ensino médio a respeito da ciência retratada nas narrativas de ficção científica sobre o fim do mundo.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1492848482893321pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9925151374094133pt_BR
dc.description.abstractxAnalyzing how some cinematographic works that deal with the end of the world or the apocalypse portray science, this work aimed to survey the students' view on the science portrayed in these plots. For this, the context in which the proposed dynamic is inserted is presented, where it is commented that films, as well as other genres, are part of the student's daily lives. Moreover, it was exposed that although the theme "end of the world" causes a certain fear, the works of fiction on this theme attract the attention of a large audience. The methodology used was the analysis of four apocalyptic works, which were worked on in an intervention with 35 high school students from the Federal Institute of Pernambuco. The results found pointed out that some narratives bring science being the cause of chaos or used as a solution to everything, and the social dynamics, that is, how people are affected by all that. From the students' answers, it was possible to create categories of thought, which summarized to some extent what they thought about the works and how science and technology were portrayed in them. Furthermore, in their answers, the students argue that science has contributed to the solution of chaos, and how it along with technology influence the dynamics of society. Based on the student's responses during and after the intervention, it was found that from the intervention they were able to perceive the relevant role of science in the situations portrayed in the plots and reinforce a positive perspective they already had of science.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Versão final TCC.pdf803,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons