Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47739
Compartilhe esta página
Título : | O cuidar de si e suas divergências no devir professor com a realidade atual, o ensino remoto |
Autor : | SILVA, Juliana Andrade da |
Palabras clave : | Diferença (Filosofia); Cartografia; Educação – Matemática; Professor - Formação |
Fecha de publicación : | 13-dic-2021 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | SILVA, Juliana Andrade da. O cuidar de si e suas divergências no devir professor com a realidade atual, o ensino remoto. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Resumen : | Esta pesquisa vem, em consonância com a Filosofia da Diferença, estudar a relação entre dois campos: a Filosofia da Diferença com a Educação, mediante o questionamento: Como as práticas relacionadas ao cuidado de si poderiam contribuir para o devir professor? Nosso objetivo é apresentar discussões de alguns professores dos quatro níveis de educação, no que se refere ao Cuidar de Si no seu devir professor, baseado em algumas obras de Foucault (2006, 2009, 2011, 2013, 2014). Partimos das leituras de Tartaro, Cavamura e Souza (2014), Queiroz (2015), Gallo (2000), Schopke (2009), Silva et al. (2013), Passos, Kastrup e Escóssia (2010), dentre outros, diante do cenário pandêmico ao qual toda população se deparou desde a chegada do novo coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19). Utilizamos a cartografia como metodologia para observarmos, por meio das experiências apresentadas pelos sujeitos, alguns de seus territórios existenciais, verificando suas discussões a respeito da articulação de seu dia a dia em sala de aula com o cuidado de si durante esse período do ensino remoto. Os sujeitos da pesquisa são docentes com graduação em Matemática ou em Pedagogia. Foi realizada uma entrevista, por meio da plataforma Meet, sendo áudio-gravada. Acreditamos na relevância dessa pesquisa por proporcionar ao leitor o conhecimento da importância do Cuidar de Si socrático em nosso devir e no quanto este cuidado pode contribuir com o campo educacional por meio dos profissionais aqui apresentados. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47739 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Juliana Andrade da Silva.pdf | 348,62 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons