Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47739

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorSILVA, Juliana Andrade da-
dc.date.accessioned2022-11-21T13:08:10Z-
dc.date.available2022-11-21T13:08:10Z-
dc.date.issued2021-12-13-
dc.identifier.citationSILVA, Juliana Andrade da. O cuidar de si e suas divergências no devir professor com a realidade atual, o ensino remoto. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47739-
dc.description.abstractEsta pesquisa vem, em consonância com a Filosofia da Diferença, estudar a relação entre dois campos: a Filosofia da Diferença com a Educação, mediante o questionamento: Como as práticas relacionadas ao cuidado de si poderiam contribuir para o devir professor? Nosso objetivo é apresentar discussões de alguns professores dos quatro níveis de educação, no que se refere ao Cuidar de Si no seu devir professor, baseado em algumas obras de Foucault (2006, 2009, 2011, 2013, 2014). Partimos das leituras de Tartaro, Cavamura e Souza (2014), Queiroz (2015), Gallo (2000), Schopke (2009), Silva et al. (2013), Passos, Kastrup e Escóssia (2010), dentre outros, diante do cenário pandêmico ao qual toda população se deparou desde a chegada do novo coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19). Utilizamos a cartografia como metodologia para observarmos, por meio das experiências apresentadas pelos sujeitos, alguns de seus territórios existenciais, verificando suas discussões a respeito da articulação de seu dia a dia em sala de aula com o cuidado de si durante esse período do ensino remoto. Os sujeitos da pesquisa são docentes com graduação em Matemática ou em Pedagogia. Foi realizada uma entrevista, por meio da plataforma Meet, sendo áudio-gravada. Acreditamos na relevância dessa pesquisa por proporcionar ao leitor o conhecimento da importância do Cuidar de Si socrático em nosso devir e no quanto este cuidado pode contribuir com o campo educacional por meio dos profissionais aqui apresentados.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDiferença (Filosofia)pt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectEducação – Matemáticapt_BR
dc.subjectProfessor - Formaçãopt_BR
dc.titleO cuidar de si e suas divergências no devir professor com a realidade atual, o ensino remotopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6040153858166838pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0630970592118924pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThis research comes, in line with the Philosophy of Difference, to study the relation between two fields: the Philosophy of Difference with Education, through the question: How could practices related to self-care contribute to becoming a teacher? Our objective is to present discourses by some teachers from the four levels of education, about the Self Care in their becoming a teacher, based on some works by Foucault (2006, 2009, 2011, 2013, 2014). From the readings of Tartaro, Cavamura and Souza (2014), Queiroz (2015), Gallo (2000), Schopke (2009), Silva et al (2013), Passos, Kastrup and Escóssia (2010), among others, in face of pandemic scenario that the entire population faces since the arrival of the new coronavirus. We will use cartography as a methodology, to observe, through the experiences presented by the subjects, some of their existential territories, verifying their discussions about the articulation of their daily life in the classroom with self-care, during this period of remote teaching. The research subjects are teachers with a degree in Mathematics or Pedagogy. An interview was conducted, through the Meet platform, with audio being recorded. In view of this, we believe in the relevance of this research, to provide the reader with knowledge of the importance of Socratic Self-Care, in our future and how this care can contribute to the educational field, through the professionals presented here.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Juliana Andrade da Silva.pdf348,62 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons