Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47722

Compartilhe esta página

Título: Proposta de melhoria no processo de edificação de um estaleiro a partir da aplicação dos conceitos do sistema Toyota de produção e ferramentas de planejamento.
Autor(es): COSTA, Rysthefane Dumont Rocha Reis
Palavras-chave: Engenharia Naval; Edificação de navios; Dique seco; Lean Manufacturing; Ferramentas de planejamento; Otimização; Fluxo de edificação
Data do documento: 14-Set-2017
Citação: COSTA, Rysthefane Dumont Rocha Reis. Proposta de melhoria no processo de edificação de um estaleiro a partir da aplicação dos conceitos do sistema Toyota de produção e ferramentas de planejamento. 2017. 175 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Naval, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo principal propor uma estratégia para a sequência de edificação de um navio petroleiro da classe Suezmax, baseada na metodologia Lean Manufacturing, de forma a eliminar desperdícios identificados a partir de um estudo de caso realizado em outro navio da mesma classe. O estudo de caso foi realizado em um estaleiro de referência, quando todas as fases da edificação do navio, incluindo o fluxo do processo, foram acompanhadas e analisadas, servindo-se dos resultados obtidos para posterior elaboração da metodologia apresentada neste trabalho. A aplicação das ferramentas da metodologia Lean Manufacturing identificou desperdícios de estoque, movimentação, superprodução, transporte e espera dentro da sequência de edificação do navio do estudo de caso devido a um fluxo descontínuo das atividades. A fim de reduzir o takt time de entrega dos navios, e eliminar os desperdícios identificados, como também otimizar o fluxo de edificação e reduzir o(s) gargalo(s) do processo de edificação do navio, uma nova proposta de edificação e sequenciamento da mesma foi desenvolvida e é apresentada neste trabalho. A proposta toma como base a metodologia Lean Manufacturing com o auxílio de ferramentas de planejamento como gráficos de Gantt, PERT/CPM, Ishikawa, Pareto bem como o uso do software Primavera. Como resultados da proposta, conseguiu-se garantir a produção puxada com o fluxo contínuo de atividades, eliminar os desperdícios identificados no estudo de caso, construção de três seções do próximo navio no dique em construção paralela, otimizando a área do dique seco, melhor aproveitamento da área de pré-edificações bem como das carretas hidráulicas e dos pórticos, redução no lead time de construção no dique de oito meses para seis meses e redução no takt time de entrega de navios de oito meses para quatro meses.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47722
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Naval



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons