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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPEREIRA, Marcos-
dc.contributor.authorCOSTA, Rysthefane Dumont Rocha Reis-
dc.date.accessioned2022-11-18T21:37:42Z-
dc.date.available2022-11-18T21:37:42Z-
dc.date.issued2017-09-14-
dc.date.submitted2022-11-18-
dc.identifier.citationCOSTA, Rysthefane Dumont Rocha Reis. Proposta de melhoria no processo de edificação de um estaleiro a partir da aplicação dos conceitos do sistema Toyota de produção e ferramentas de planejamento. 2017. 175 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Naval, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47722-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo principal propor uma estratégia para a sequência de edificação de um navio petroleiro da classe Suezmax, baseada na metodologia Lean Manufacturing, de forma a eliminar desperdícios identificados a partir de um estudo de caso realizado em outro navio da mesma classe. O estudo de caso foi realizado em um estaleiro de referência, quando todas as fases da edificação do navio, incluindo o fluxo do processo, foram acompanhadas e analisadas, servindo-se dos resultados obtidos para posterior elaboração da metodologia apresentada neste trabalho. A aplicação das ferramentas da metodologia Lean Manufacturing identificou desperdícios de estoque, movimentação, superprodução, transporte e espera dentro da sequência de edificação do navio do estudo de caso devido a um fluxo descontínuo das atividades. A fim de reduzir o takt time de entrega dos navios, e eliminar os desperdícios identificados, como também otimizar o fluxo de edificação e reduzir o(s) gargalo(s) do processo de edificação do navio, uma nova proposta de edificação e sequenciamento da mesma foi desenvolvida e é apresentada neste trabalho. A proposta toma como base a metodologia Lean Manufacturing com o auxílio de ferramentas de planejamento como gráficos de Gantt, PERT/CPM, Ishikawa, Pareto bem como o uso do software Primavera. Como resultados da proposta, conseguiu-se garantir a produção puxada com o fluxo contínuo de atividades, eliminar os desperdícios identificados no estudo de caso, construção de três seções do próximo navio no dique em construção paralela, otimizando a área do dique seco, melhor aproveitamento da área de pré-edificações bem como das carretas hidráulicas e dos pórticos, redução no lead time de construção no dique de oito meses para seis meses e redução no takt time de entrega de navios de oito meses para quatro meses.pt_BR
dc.format.extent175p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Navalpt_BR
dc.subjectEdificação de naviospt_BR
dc.subjectDique secopt_BR
dc.subjectLean Manufacturingpt_BR
dc.subjectFerramentas de planejamentopt_BR
dc.subjectOtimizaçãopt_BR
dc.subjectFluxo de edificaçãopt_BR
dc.titleProposta de melhoria no processo de edificação de um estaleiro a partir da aplicação dos conceitos do sistema Toyota de produção e ferramentas de planejamento.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coPETKOVIC, Marco Antônio Ladislau-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7756148068560010pt_BR
dc.description.abstractxThe main objective of the present work is to propose a strategy for the sequence of construction of a Suezmax class oil tanker, based on the Lean Manufacturing methodology, in order to eliminate waste identified from a case study carried out on another ship of the same class. The case study was carried out in a reference yard, when all phases of ship building, including process flow, were monitored and analyzed, using the results obtained for further development of the methodology presented in this work. The application of the Lean Manufacturing methodology identified inventory wastes, handling, overproduction, transport and waiting in the ship erection sequence of the case study due to a discontinuous flow of the activities. In order to reduce this takt time of delivery of ships, and to eliminate identified wastes, as well as to optimize the flow of erection and reduce the bottlenecks of ship erection process, a new proposal for erection and sequencing the ship was developed and presented in this work. The proposal is based on the Lean Manufacturing methodology with the help of planning tools such as Gantt Charts, PERT / CPM, Ishikawa, Pareto, well as, the use of Primavera software. As a result of the proposal, it was possible to guarantee the pull system with the continuous flow of activities, to eliminate the wastes identified in the case study, to construct 3 sections of the next ship in the drydock in parallel construction, optimizing the drydock area, better utilization of the area of pre-erection as well as the hydraulic carriages and cranes, reduction in lead time of construction in the drydock from 8 months to 6 months and reduction in the takt time of delivery of ships from 8 months to 4 months.pt_BR
dc.degree.departament(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.degree.graduationCTG-Curso de Engenharia Navalpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0012370907093821pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Naval



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