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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47710

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Título: Ensino de Biologia na perspectiva inclusiva: um estado da arte
Autor(es): AMORIM, Camila Lopes de
Palavras-chave: Ensino de Biologia; Educação inclusiva; Pessoa com deficiência; Revisão bibliográfica
Data do documento: 7-Out-2022
Citação: AMORIM, Camila Lopes de. Ensino de Biologia na perspectiva inclusiva: um estado da arte. 2022. 27 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.
Abstract: Pessoa com deficiência é aquela que possui algum impedimento, de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Quando em contexto de sala de aula regular, esses tais sujeitos necessitam de metodologias que contribuam para o seu ensino-aprendizagem e que facilitem a assimilação dos conteúdos trabalhados, tendo em vista o desenvolvimento da criatividade, da coordenação motora e do desempenho cognitivo. Não obstante a isso, frente ao ensino de Biologia, muitas podem ser as dificuldades no processo de inclusão escolar. Nesse sentido, a presente pesquisa, de cunho bibliográfico, teve como objetivo mapear as publicações sobre o ensino de Biologia voltadas à inclusão de sujeitos com deficiência em contexto escolar. Como fonte de coleta utilizou-se a Revista Investigações em Ensino de Ciências, tendo como marco temporal o período de 1996 a 2021. A partir dos resultados, pôde-se identificar em quais anos houve publicações pertinentes ao tema da educação inclusiva, assim como o percentual de artigos sobre inclusão escolar para pessoas com deficiência e as práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula regular para o ensino de Biologia, frente aos alunos com deficiência. Chegou-se à conclusão de que a principal revista da área de ensino de Biologia apresenta poucos trabalhos voltados às práticas pedagógicas para com os alunos com deficiência. E que, embora as práticas inclusivas existam, elas não são amplamente divulgadas, o que representa a necessidade de maior incentivo para veiculação delas. Cabe aos (às) pesquisadores (as) do campo o esforço contínuo em prol de um ensino de Biologia pautado na inclusão e qualidade socialmente referenciada na educação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47710
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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