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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47710

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARRETO, Magna Sales-
dc.contributor.authorAMORIM, Camila Lopes de-
dc.date.accessioned2022-11-18T18:43:23Z-
dc.date.available2022-11-18T18:43:23Z-
dc.date.issued2022-10-07-
dc.date.submitted2022-11-18-
dc.identifier.citationAMORIM, Camila Lopes de. Ensino de Biologia na perspectiva inclusiva: um estado da arte. 2022. 27 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47710-
dc.description.abstractPessoa com deficiência é aquela que possui algum impedimento, de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Quando em contexto de sala de aula regular, esses tais sujeitos necessitam de metodologias que contribuam para o seu ensino-aprendizagem e que facilitem a assimilação dos conteúdos trabalhados, tendo em vista o desenvolvimento da criatividade, da coordenação motora e do desempenho cognitivo. Não obstante a isso, frente ao ensino de Biologia, muitas podem ser as dificuldades no processo de inclusão escolar. Nesse sentido, a presente pesquisa, de cunho bibliográfico, teve como objetivo mapear as publicações sobre o ensino de Biologia voltadas à inclusão de sujeitos com deficiência em contexto escolar. Como fonte de coleta utilizou-se a Revista Investigações em Ensino de Ciências, tendo como marco temporal o período de 1996 a 2021. A partir dos resultados, pôde-se identificar em quais anos houve publicações pertinentes ao tema da educação inclusiva, assim como o percentual de artigos sobre inclusão escolar para pessoas com deficiência e as práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula regular para o ensino de Biologia, frente aos alunos com deficiência. Chegou-se à conclusão de que a principal revista da área de ensino de Biologia apresenta poucos trabalhos voltados às práticas pedagógicas para com os alunos com deficiência. E que, embora as práticas inclusivas existam, elas não são amplamente divulgadas, o que representa a necessidade de maior incentivo para veiculação delas. Cabe aos (às) pesquisadores (as) do campo o esforço contínuo em prol de um ensino de Biologia pautado na inclusão e qualidade socialmente referenciada na educação.pt_BR
dc.format.extent27 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.subjectRevisão bibliográficapt_BR
dc.titleEnsino de Biologia na perspectiva inclusiva: um estado da artept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/4870082401758314pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8057833878410343pt_BR
dc.description.abstractxA person with a disability is someone who has a long-term impairment of a physical, mental, intellectual or sensory nature. When in a regular classroom context, these subjects need methodologies that contribute to their teaching-learning and that facilitate the assimilation of the contents worked, with a view to the development of creativity, motor coordination and cognitive performance. Despite this, facing the teaching of Biology, there can be many difficulties in the process of school inclusion. In this sense, the present research, of a bibliographic nature, aimed to map the publications on the teaching of Biology aimed at the inclusion of subjects with disabilities in the school context. As a source of collection, the Journal Investigações em Ensino de Ciências was used, having as a time frame the period from 1996 to 2021. From the results, it was possible to identify in which years there were publications relevant to the theme of inclusive education, as well as the percentage of articles on school inclusion for people with disabilities and the pedagogical practices used in the regular classroom for teaching Biology, in front of students with disabilities. It was concluded that the main journal in the area of Biology teaching presents few works focused on pedagogical practices for students with disabilities. And that, although inclusive practices exist, they are not widely disseminated, which represe. the need for greater incentives to disseminate them. It is up to the researchers in the field to make a continuous effort in favor of teaching Biology based on inclusion and socially referenced quality in education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5469-6141pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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