Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47649
Share on
Title: | A Leitura na Base Nacional Comum Curricular : análise das habilidades de leitura para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. |
Authors: | SOUZA, Carmem Isabelle Silva de |
Keywords: | Leitura; Base Nacional Comum Curricular; Ensino Fundamental; Ensino Médio |
Issue Date: | 27-Oct-2022 |
Citation: | SOUZA, Carmem Isabelle Silva de. A Leitura na Base Nacional Comum Curricular : análise das habilidades de leitura para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) -Letras Português - Licenciatura- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | O presente trabalho tem como objetivo analisar como o documento oficial, a Base Nacional Comum Curricular, aborda o eixo leitura no Ensino Fundamental anos finais e no Ensino Médio. Pretende, também, observar como o trabalho com a leitura contribui para o desenvolvimento social dos alunos e a forma que o professor pode trabalhar na sala de aula. A análise aqui proposta justifica-se pela urgência de professores buscarem outros métodos de trabalhar a leitura em sala de aula, em que seja realizada uma vivência real da língua, incentivando o pensamento crítico, para que os alunos sejam leitores ativos do texto. Esta pesquisa foi realizada através de uma investigação de base qualitativa e descritiva das habilidades propostas em cada ano do Ensino Fundamental, e no Ensino Médio. Chega-se à conclusão que a proposta feita pela BNCC no âmbito da leitura é tornar os alunos cidadãos que pensam criticamente e podem questionar e lutar pelos seus direitos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47649 |
Appears in Collections: | (TCC) - Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A LEITURA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - CARMEM.pdf | 404,11 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License